Linha 5 Metrô

Via Mobilidade fará a estréia operacional das próximas estações da Linha 5 Lilás

Estação Chácara Klabin (Fernando)
Estação Chácara Klabin (Fernando)

Recentemente fizemos uma análise sobre como poderiam ser as próximas inaugurações da Linha 5 Lilás e concluímos que a melhor estratégia de inauguração seria a Via Mobilidade estrear a operação das estações restantes.

De fato é isso o que vai acontecer. Decisão acertada do Metrô.

A nova previsão para inauguração das 4 estações restantes, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin ficou para a primeira quinzena de agosto de acordo com nossa fonte.

A Estação Moema, que foi inaugurada em 5 de abril, iniciará a operação integral na mesma data da inauguração das outras estações (seriam então 4 meses de operação assistida).

Outra novidade também é que a partir de 18 de julho, outros funcionários da concessionária irão começar a trabalhar nas estações sob a supervisão do Metrô.

linha-5-trecho-final
Trecho final da Linha 5 (Metrô)

Via Mobilidade

Para quem não lembra, a concessionária ganhou o leilão em janeiro desse ano para operar a Linha 5 e a Linha 17. Em abril foi assinado o contrato de concessão e desde então está em treinamento/transição com o Metrô, etapa essa que tem duração de 120 dias e previsão de término em 04 de agosto, quando inicia-se oficialmente a operação da concessão.

Já é possível ver funcionários da concessionária se ambientando com as estações e principalmente com as plataformas. O blog ouviu relatos de passageiros que sentiram uma melhora no embarque/desembarque das estações apenas com a presença dos novos funcionários.

O blog foi apurar a informação no começo de junho na Estação Santo Amaro e nos deparamos com funcionários da concessionária em cada uma das portas dos carros. A mera presença deles já fez com que os passageiros respeitassem o espaço para o desembarque dos passageiros e fizessem fila para entrar na composição.

via-mobilidade-L5-santo-amaro
Funcionários da Via Mobilidade em Santo Amaro (Fernando)

Conclusão

Se fossemos estimar a data da inauguração das próximas estações, seria 8 de agosto, uma quarta-feira, 4 dias depois do início oficial da operação pela concessionária.

Esperamos que a Via Mobilidade, com o tempo, traga todas melhorias tecnológicas da Linha 4-Amarela, como o painel da plataforma de embarque com o tempo para o próximo trem chegar assim como a lotação de cada um dos vagões.

Vamos cobrar todas melhorias tanto em operação quando em inovação, afinal a concessionária já tem toda expertise na operação na Linha 4.

blank

Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

63 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • po, serio mesmo isso, se for verdade é um absurdo, AACD e Hosp São Paulo estão prontas, totalmente prontas, qual a necessidade de segurar ainda mais estas estações, q ja estao ultra atrasadas

    • O Metrô está com um plano de demissão voluntário, e muito provavelmente não tem a quantidade suficiente de funcionários para as estações. Aliado ao fato o próximo AMV (local onde o trem faz a “volta”) disponível fica DEPOIS de Santa Cruz, ou seja, se inaugurar somente AACD e HSP, os trens teriam que ir até depois de Santa Cruz para depois voltar. Isso faria com que o intervalo entre os trens ficasse muito alto impactando a operação comercial. Se somente com Moema já está ruim, com AACD e HSP ficaria pior.

      • Mas o trem precisa ir até o final para voltar? Não sou experiente no assunto, mas já vi em outras linhas o carro chegando na última estação, desembarca os passageiros, entram novos passageiros e ele volta . Como por exemplo na linha 1 Azul.
        PS. Amo acompanhar as matérias… sempre boas e bem informativas.

      • Só corrigindo voce. Caso não saiba tem uma AMV também entre Moema e AACD no estacionamento de trens embaixo da Ibirapuera no parque de bicicletas.

        • Sim, o X51. Mas para evitar essa operação problematica ECT-Rev nas outras estações, o ideal é inaugurar todas juntas. Bem vindo ao blog.

    • Inacreditável, tivemos 50 milhões de replanejamento. O governo divulgou outras milhões de datas de inauguração, impressionante a incompetência do governo Alckmin.
      A proteção da imprensa paulista também inacreditável, não se fala nada, ninguém cobra nada, estamos atrasados em mais de 4 anos e ninguém questiona nada.

  • Isso é uma palhaçada , com as estações AACD e Hosp São Paulo prontas , ter que esperar as outras duas ficarem prontas. Essa linha 5 está uma novela é só promessas desde 2012. Afffff. ABSURDO

  • Faço o trajeto de trem e percebo que perco mais tempo andando de trem do que de ônibus pôs o trem para em todas as plataformas sem falar na demora das portas para fechar quando não estão esperando o tal de controle operacional affs o ônibus não para em todos os pontos e assim que todos os passageiros entram no ônibus o motorista feicha a porta de imediato é sai com o destino parando apenas quando o passageiro dar o sinal do seu ponto afirmo não compensa pegar metrô da linha lilás . Observação os trens da cidade São bem mais rápidos e melhores não demora para abrir as portas e nem feicha lá de 9 a 10 pra linha lilás minha nota é 0
    Melhorem isto por favor obrigado

  • Faço o trajeto de trem e percebo que perco mais tempo andando de trem do que de ônibus pôs o trem para em todas as plataformas sem falar na demora das portas para fechar quando não estão esperando o tal de controle operacional affs o ônibus não para em todos os pontos e assim que todos os passageiros entram no ônibus o motorista feicha a porta de imediato é sai com o destino parando apenas quando o passageiro dar o sinal do seu ponto afirmo não compensa pegar metrô da linha lilás . Observação os trens da cidade São bem mais rápidos e melhores não demora para abrir as portas e nem feicha lá de 9 a 10 pra linha lilás minha nota é 0
    Melhorem isto por favor obrigado

  • O blog Metro CPTM garantiu que a inauguração seria agora em julho e seu blog fala em agosto.

    Afff… essa novela nunca acaba”!!

  • Quanto vc recebe da CCR para ficar falando bem da Via mobidade sou usuario da linha 5 e nao mudou nada e ontem fiquei duas horas parado dentro da linha amarela sem funcionarios para nos orientar e nao saiu nada nos veiculos de comunicacao. Lamentavel sua postura.

    • Não recebo nada. Estou aqui para informar, criticar os erros e elogiar os acertos, baseado em fatos. Pode ter certeza cobrarei e divulgarei os problemas, assim como eu disse no final do texto.

      • As estações vai ser excelente, o problemas que a empresa de ônibus miracatiba está com pouco carro nas linhas , bem tão cheio que vai ser difícil alguém com mobilidade reduzida embarcar pra chegar até a AACD.
        Precisamos de apoia da concessionária pra reivindicar junto a população.

  • E quando vai ser instalada as portas PSD nas estações: Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin Eucaliptos, Moema, AACD Servidor e Hospital São Paulo?

  • Sou usuário da Linha 5, e posso confirmar que , com a presença dos funcionários da Via Mobilidade, já dá pra descer do trem na Estação Capão Redondo sem ser atropelado pela turba enfurecida, estão até fazendo fila. Ótimo!!

      • Parabéns pelo trabalho, Fernando. Críticas construtivas são sempre bem vindas, mas essas raivosas e sem sentido vc deve ignorar.
        Mantenha o bom trabalho!

        • Decisão acertada porque operacionalmente não faz sentido fazer o mesmo tipo de operação atualmente com as outras estações. Causa mais transtornos do que benefícios. Vide trens parados de 3 a 5 minutos na plataforma, tanto é que se ver na internet tem um monte de reclamações da linha. O correto tecnicamente é inaugurar com o carrossel completo. Lobby é um grupo organizado fazer pressão no governo e nos políticos. Longe do que eu faço que é noticiar fatos. Te convido a ler os outros textos do blog. Abs

  • Fernando, parabéns pelo seu trabalho em divulgar os andamentos das linhas, no caso, a que deve ser mais aguardada no momento, que é a Lilás.
    Vi alguns questionamentos que você fez para o Metrô referente a alguns planos para as PSD nas estações e achei louvável sua atitude em questionar, se fazer presente para mostrar que tem mais gente olhando o andamento do que estão fazendo.
    Acho que o pior de tudo isso é vir gente criticar como se você estivesse recebendo pra isso, mas no meu ver, eu não enxergo dessa forma. Quanto a comentários desse tipo, desconsidere, não vale a briga com quem tem a mente completamente fechada e prefere confiar na “mídia” achando que vai sair alguma notícia do andamento das estações (o que é bem raro).
    A falta de informação referente ao andamento das obras do Metrô é algo constante até hoje. Raramente aparece alguma informação adicional no SkyScraper.
    Gostei das suas informações, visto que são de grande valia para conhecimento de quem realmente quer saber como estão o andamento dessas obras. Uma pena que por sua vez tudo pode mudar e sei que não depende de você.
    Continue com este excelente trabalho, no meu ver! Obrigado.

      • Entao vc precisa pesquisar mais pq teve uma interrupcao de quase duas horas na linha amarela e ninguem fala nada, apenas peco para que seja imparcial nos seus comentarios e coberturas sobre as ferrovias de Sao Paulo, dizer q usuarios estao falando q os funcionarios da CCR na linha 5 sao PSDs humanas, por favor nao substime a inteligencia do leitor ,PSD e um termo tecnico ao qual o usuario comum desconhece, nada pessoal contra vc mas sua cobertura e claramente tendenciosa e floreia algo q nao esta acontecendo de verdade , peco apenas imparcialidade ou mude o nome do blog para Ferroviando com a CCR.

        • Ouvi o termo de um outro usuário da linha. Mas vou acatar sua sugestão é retirar o comentário referente a isso. De qualquerforma convido a ler os outros textos do blog. Abs

          • Justamente por nao ler veja e folha q mantenho a capacidade de problematizar o q leio e por falta de mimimi.nhenhe e momomo que o pais esta no buraco com nossas riquezas sendo entregues de mao beijada para os gringos senhor Robson.sou chorao mesmo. Ao Guilherme agradeco a cordialidade e a forma democratica q vislumbra meus comentarios.

    • A princípio sim, terá operação assistida. São necessárias 300 horas de testes das estações em operação assistida. Não pode inaugurar direto para a operação integral.

      • Correto FernandoG, também concordo tem que ter as 300 horas para Operação Assistida. Por normas Internacionais nessas Estações. Grande Abraço!!!

  • bom dia! Me chamo Marcelo Martins sou um apaixonado por mobilidade, recentemente formado em direito fiz meu TCC em mobilidade urbana transporte coletivo. Gostaria de me envolver mais em projetos sobre a mobilidade, penso em abrir um blog. Gostaria de ter mais contato com profissionais preparados como você. Tem algum escritório onde poderia fazer uma visita agendada? No aguardo. , muito obrigado

  • Olá Fernando!
    Primeiramente parabéns pelo seu blog e por suas matérias.
    Você tem noticias sobre as Portas automaticas das Estações? Vide que somente a Adolfo Pinheiro tem a Porta automatica funcionando

    • A última notícia a respeito é de uma disputa contratual do Metrô com a Bombardier. Também foi dito que Santa Cruz e Chácara Klabin serão inauguradas com as portas de plataforma (PSD). Quando visitei Klabin as PSD estavam em caixas na plataforma. Agora é esperar para ver se de fato foram instaladas. Nas outras estações acho que talvez o Metrô rescinda o contrato e relicite novamente – infelizmente.

  • Gostei desse site. É uma vergonha o que as autoridades governamentais fazem com a população. Prometem e nunca cumprem com os prazos nas entregas das obras publicas. Roubam bilhões depois repassam o ue está pronto por uma ninhari

error: Alert: É proibida a cópia de conteúdo