Recentemente fizemos uma análise sobre como poderiam ser as próximas inaugurações da Linha 5 Lilás e concluímos que a melhor estratégia de inauguração seria a Via Mobilidade estrear a operação das estações restantes.
De fato é isso o que vai acontecer. Decisão acertada do Metrô.
A nova previsão para inauguração das 4 estações restantes, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin ficou para a primeira quinzena de agosto de acordo com nossa fonte.
A Estação Moema, que foi inaugurada em 5 de abril, iniciará a operação integral na mesma data da inauguração das outras estações (seriam então 4 meses de operação assistida).
Outra novidade também é que a partir de 18 de julho, outros funcionários da concessionária irão começar a trabalhar nas estações sob a supervisão do Metrô.
Via Mobilidade
Para quem não lembra, a concessionária ganhou o leilão em janeiro desse ano para operar a Linha 5 e a Linha 17. Em abril foi assinado o contrato de concessão e desde então está em treinamento/transição com o Metrô, etapa essa que tem duração de 120 dias e previsão de término em 04 de agosto, quando inicia-se oficialmente a operação da concessão.
Já é possível ver funcionários da concessionária se ambientando com as estações e principalmente com as plataformas. O blog ouviu relatos de passageiros que sentiram uma melhora no embarque/desembarque das estações apenas com a presença dos novos funcionários.
O blog foi apurar a informação no começo de junho na Estação Santo Amaro e nos deparamos com funcionários da concessionária em cada uma das portas dos carros. A mera presença deles já fez com que os passageiros respeitassem o espaço para o desembarque dos passageiros e fizessem fila para entrar na composição.
Conclusão
Se fossemos estimar a data da inauguração das próximas estações, seria 8 de agosto, uma quarta-feira, 4 dias depois do início oficial da operação pela concessionária.
Esperamos que a Via Mobilidade, com o tempo, traga todas melhorias tecnológicas da Linha 4-Amarela, como o painel da plataforma de embarque com o tempo para o próximo trem chegar assim como a lotação de cada um dos vagões.
Vamos cobrar todas melhorias tanto em operação quando em inovação, afinal a concessionária já tem toda expertise na operação na Linha 4.
po, serio mesmo isso, se for verdade é um absurdo, AACD e Hosp São Paulo estão prontas, totalmente prontas, qual a necessidade de segurar ainda mais estas estações, q ja estao ultra atrasadas
O Metrô está com um plano de demissão voluntário, e muito provavelmente não tem a quantidade suficiente de funcionários para as estações. Aliado ao fato o próximo AMV (local onde o trem faz a “volta”) disponível fica DEPOIS de Santa Cruz, ou seja, se inaugurar somente AACD e HSP, os trens teriam que ir até depois de Santa Cruz para depois voltar. Isso faria com que o intervalo entre os trens ficasse muito alto impactando a operação comercial. Se somente com Moema já está ruim, com AACD e HSP ficaria pior.
Mas o trem precisa ir até o final para voltar? Não sou experiente no assunto, mas já vi em outras linhas o carro chegando na última estação, desembarca os passageiros, entram novos passageiros e ele volta . Como por exemplo na linha 1 Azul.
PS. Amo acompanhar as matérias… sempre boas e bem informativas.
Até dá. Mas qualquer coisa que não seja o carrossel completo, vai ser uma “gambiarra” para operação
Só corrigindo voce. Caso não saiba tem uma AMV também entre Moema e AACD no estacionamento de trens embaixo da Ibirapuera no parque de bicicletas.
Sim, o X51. Mas para evitar essa operação problematica ECT-Rev nas outras estações, o ideal é inaugurar todas juntas. Bem vindo ao blog.
Inacreditável, tivemos 50 milhões de replanejamento. O governo divulgou outras milhões de datas de inauguração, impressionante a incompetência do governo Alckmin.
A proteção da imprensa paulista também inacreditável, não se fala nada, ninguém cobra nada, estamos atrasados em mais de 4 anos e ninguém questiona nada.
Isso é uma palhaçada , com as estações AACD e Hosp São Paulo prontas , ter que esperar as outras duas ficarem prontas. Essa linha 5 está uma novela é só promessas desde 2012. Afffff. ABSURDO
Como fica a integração do metrô campo limpo
Não entendi. Poderia explicar melhor?
Faço o trajeto de trem e percebo que perco mais tempo andando de trem do que de ônibus pôs o trem para em todas as plataformas sem falar na demora das portas para fechar quando não estão esperando o tal de controle operacional affs o ônibus não para em todos os pontos e assim que todos os passageiros entram no ônibus o motorista feicha a porta de imediato é sai com o destino parando apenas quando o passageiro dar o sinal do seu ponto afirmo não compensa pegar metrô da linha lilás . Observação os trens da cidade São bem mais rápidos e melhores não demora para abrir as portas e nem feicha lá de 9 a 10 pra linha lilás minha nota é 0
Melhorem isto por favor obrigado
Faço o trajeto de trem e percebo que perco mais tempo andando de trem do que de ônibus pôs o trem para em todas as plataformas sem falar na demora das portas para fechar quando não estão esperando o tal de controle operacional affs o ônibus não para em todos os pontos e assim que todos os passageiros entram no ônibus o motorista feicha a porta de imediato é sai com o destino parando apenas quando o passageiro dar o sinal do seu ponto afirmo não compensa pegar metrô da linha lilás . Observação os trens da cidade São bem mais rápidos e melhores não demora para abrir as portas e nem feicha lá de 9 a 10 pra linha lilás minha nota é 0
Melhorem isto por favor obrigado
A estação Santa Cruz vai fazer baldeação para linha lilás 5?
Vai sim.
Que maravilha. É tudo o que preciso! Faço tratamento no HSPE e pego um ônibus quando desco do metrô Santa Cruz. Quando essa nova linha inaugurar vou ganhar pelo menos 30minutos.
Quando vai inaugurar a estação chacará klabin?
Pra mim ia ser uma mão na roda.
Primeira quinzena de agosto de acordo com a última previsão.
Mas iria inaugurar em Julho.
Uma palhaçada.
O blog Metro CPTM garantiu que a inauguração seria agora em julho e seu blog fala em agosto.
Afff… essa novela nunca acaba”!!
A minha previsão é a mais atualizada =)
Obrigado! Vamos aguardar… fazer o que
Quanto vc recebe da CCR para ficar falando bem da Via mobidade sou usuario da linha 5 e nao mudou nada e ontem fiquei duas horas parado dentro da linha amarela sem funcionarios para nos orientar e nao saiu nada nos veiculos de comunicacao. Lamentavel sua postura.
Não recebo nada. Estou aqui para informar, criticar os erros e elogiar os acertos, baseado em fatos. Pode ter certeza cobrarei e divulgarei os problemas, assim como eu disse no final do texto.
As estações vai ser excelente, o problemas que a empresa de ônibus miracatiba está com pouco carro nas linhas , bem tão cheio que vai ser difícil alguém com mobilidade reduzida embarcar pra chegar até a AACD.
Precisamos de apoia da concessionária pra reivindicar junto a população.
Vai usar a CPTM ou as linhas verde e vermelha para ver o que é bom rapaz…..
E quando vai ser instalada as portas PSD nas estações: Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin Eucaliptos, Moema, AACD Servidor e Hospital São Paulo?
Ainda não tem data pois o Metrô está em uma disputa contratual com a Bombardier
Sou usuário da Linha 5, e posso confirmar que , com a presença dos funcionários da Via Mobilidade, já dá pra descer do trem na Estação Capão Redondo sem ser atropelado pela turba enfurecida, estão até fazendo fila. Ótimo!!
uma palhaçada esperar ate agosto para horario integral da estação de moema…precisam rever isso!!
Como eh ruim acordar com péssimas notícias
Nada de reportagem, apenas Lobby para iniciativa privada !
Divulgar um fato é um lobby? A noticia da primeira quinzena de agosto não é informação nova?
Olá Fernando. Sou o Alex, do blog SP na bike do Estadão. Parabéns pelo blog. Descobri recentemente e já está nos meus favoritos. Abraços!
Obrigado! Bem-vindo. Acompanhe também no Facebook vídeos, fotos de obras e textos curtos. Abs
Parabéns pelo trabalho, Fernando. Críticas construtivas são sempre bem vindas, mas essas raivosas e sem sentido vc deve ignorar.
Mantenha o bom trabalho!
É só prestar atenção na forma da notícia com opinião intrínseca “decisão acertada”, o mesmo puro Lobby.
Decisão acertada porque operacionalmente não faz sentido fazer o mesmo tipo de operação atualmente com as outras estações. Causa mais transtornos do que benefícios. Vide trens parados de 3 a 5 minutos na plataforma, tanto é que se ver na internet tem um monte de reclamações da linha. O correto tecnicamente é inaugurar com o carrossel completo. Lobby é um grupo organizado fazer pressão no governo e nos políticos. Longe do que eu faço que é noticiar fatos. Te convido a ler os outros textos do blog. Abs
Fernando, parabéns pelo seu trabalho em divulgar os andamentos das linhas, no caso, a que deve ser mais aguardada no momento, que é a Lilás.
Vi alguns questionamentos que você fez para o Metrô referente a alguns planos para as PSD nas estações e achei louvável sua atitude em questionar, se fazer presente para mostrar que tem mais gente olhando o andamento do que estão fazendo.
Acho que o pior de tudo isso é vir gente criticar como se você estivesse recebendo pra isso, mas no meu ver, eu não enxergo dessa forma. Quanto a comentários desse tipo, desconsidere, não vale a briga com quem tem a mente completamente fechada e prefere confiar na “mídia” achando que vai sair alguma notícia do andamento das estações (o que é bem raro).
A falta de informação referente ao andamento das obras do Metrô é algo constante até hoje. Raramente aparece alguma informação adicional no SkyScraper.
Gostei das suas informações, visto que são de grande valia para conhecimento de quem realmente quer saber como estão o andamento dessas obras. Uma pena que por sua vez tudo pode mudar e sei que não depende de você.
Continue com este excelente trabalho, no meu ver! Obrigado.
Obrigado. Não deixe de nos seguir no Facebook também. Abs
mais essa previsão de inauguração 08-08-2018 da via mobilidade dessas estaçoes ja iram operar em horario comercial ? ou so visitação ?
A previsão de 8/8 é minha. O prazo oficial é primeira quinzena de agosto.
Você tem ideia de quanto tempo de operação assistida as estações inauguradas em agosto terão?
Via de regra são 300 horas, o equivalente a dois meses, portanto lá para outubro/novembro.
Entao vc precisa pesquisar mais pq teve uma interrupcao de quase duas horas na linha amarela e ninguem fala nada, apenas peco para que seja imparcial nos seus comentarios e coberturas sobre as ferrovias de Sao Paulo, dizer q usuarios estao falando q os funcionarios da CCR na linha 5 sao PSDs humanas, por favor nao substime a inteligencia do leitor ,PSD e um termo tecnico ao qual o usuario comum desconhece, nada pessoal contra vc mas sua cobertura e claramente tendenciosa e floreia algo q nao esta acontecendo de verdade , peco apenas imparcialidade ou mude o nome do blog para Ferroviando com a CCR.
Ouvi o termo de um outro usuário da linha. Mas vou acatar sua sugestão é retirar o comentário referente a isso. De qualquerforma convido a ler os outros textos do blog. Abs
mimimi nhenhenhe momomo
Se o conteúdo não lhe agrada, va ler a FOLHA ou a VEJA…e seja feliz!
geração chorona, mimizenta!
Justamente por nao ler veja e folha q mantenho a capacidade de problematizar o q leio e por falta de mimimi.nhenhe e momomo que o pais esta no buraco com nossas riquezas sendo entregues de mao beijada para os gringos senhor Robson.sou chorao mesmo. Ao Guilherme agradeco a cordialidade e a forma democratica q vislumbra meus comentarios.
Vai ter operação assistida dessas 4 estações ou vão inaugurar logo em operação comercial? Eu ainda não entendi isso.
A princípio sim, terá operação assistida. São necessárias 300 horas de testes das estações em operação assistida. Não pode inaugurar direto para a operação integral.
Correto FernandoG, também concordo tem que ter as 300 horas para Operação Assistida. Por normas Internacionais nessas Estações. Grande Abraço!!!
bom dia! Me chamo Marcelo Martins sou um apaixonado por mobilidade, recentemente formado em direito fiz meu TCC em mobilidade urbana transporte coletivo. Gostaria de me envolver mais em projetos sobre a mobilidade, penso em abrir um blog. Gostaria de ter mais contato com profissionais preparados como você. Tem algum escritório onde poderia fazer uma visita agendada? No aguardo. , muito obrigado
Sugiro ir nas próximas inaugurações que poderá ter contato com todos bloqueiros e pessoas do ramo
Fala Fer…obgdo por tudo q vc vem trazendo em primeira mão. Faz a gente aprender a cobrar as autoridades e se apaixonar prlos transportes e obras da nossa cidade
Valeu! Fique antenado pois vem novidade logo mais!
E a inauguração da Estação Campo Belo, da linha lilás, tem previsão?
Oficialmente dezembro de 2018. Mas na minha opinião somente 1 trimestre de 2019.
Nossaaa =(
Achei q ficaria pronto em agosto tb.
Não. Veja nosso artigo sobre a Estação: https://www.ferroviando.com.br/estacao-campo-belo-sera-a-ultima-inauguracao-da-linha-5-lilas/
Olá Fernando!
Primeiramente parabéns pelo seu blog e por suas matérias.
Você tem noticias sobre as Portas automaticas das Estações? Vide que somente a Adolfo Pinheiro tem a Porta automatica funcionando
A última notícia a respeito é de uma disputa contratual do Metrô com a Bombardier. Também foi dito que Santa Cruz e Chácara Klabin serão inauguradas com as portas de plataforma (PSD). Quando visitei Klabin as PSD estavam em caixas na plataforma. Agora é esperar para ver se de fato foram instaladas. Nas outras estações acho que talvez o Metrô rescinda o contrato e relicite novamente – infelizmente.
Gostei desse site. É uma vergonha o que as autoridades governamentais fazem com a população. Prometem e nunca cumprem com os prazos nas entregas das obras publicas. Roubam bilhões depois repassam o ue está pronto por uma ninhari
Existe algum canal oficial q informe essa data da inauguração das estações? Ou só por imprensa? Se sim, qual é?
No site do metro em notícias ou na imprensa.