Após 3 anos da fusão das chinesas CSR Corp e China CNR Corp, criando a gigante CRRC, a União Européia vai decidir daqui a exato 1 mês a aprovação da fusão das operações ferroviárias da Siemens e da Alstom.
Com fusão, estima-se economias da ordem de € 470 milhões em 4 anos. A nova gigante européia sera capaz de concorrer contra a Chinesa CRRC e assim, evitando a fusão da Siemens com a canadense Bombardier.
A Siemens-Alstom ficará como número dois no ranking mundial de fabricação de trens e materiais e como o líder mundial em sinalização – uma das áreas mais rentáveis da indústria ferroviária que caminha para ferramentas inteligentes de gestão de tráfego. Quem nunca ouviu falar em CBTC hoje em dia ?
No dia do anúncio da fusão, o CIO Joe Kaeser da Siemens disse: “Essa fusão franco-alemã de iguais envia um forte mensagem em muitos aspectos . Estamos criando um novo campeão europeu na indústria ferroviária no longo prazo”
Ele ainda ressalta: “Um grupo dominante na Ásia mudou a dinâmica do mercado global e a digitalização terá impacto no futuro da mobilidade”
O grupo chinês já ganhou contratos para fornecer Metrôs nos EUA, mas ainda precisa ganhar um grande projeto na Europa.
No América Latina, a CRRC fechou um acordo para produzir 200 vagões e peças relacionadas para a Argentina. No Brasil, a empresa possui escritório em São Paulo e contratos com o Metrô do Rio de Janeiro.
O Metrô de São Paulo e a CPTM, ambos com grande potencial de expansão tem um fornecedor “novo” com expertise para implantar o tão esperado CBTC nas suas linhas
Com informações de Financial Times
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