Hoje fomos visitar as obras da Estação Campo Belo da Linha 5 Lilás junto com o Presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira, a assessoria de imprensa, área de redes sociais do Metrô, engenheiros, diretores e técnicos do Metrô.
A visita foi muito interessante pois tivemos informações de todas as áreas: sistemas, energia, sinalização, obras civis, etc. Agradeço a todos pelo convite e tempo dispendido em atender a todos sites/blogues de mobilidade.
Frota F
Perguntamos ao presidente, ao final da visita quando teve uma rápida coletiva com os sites, se todos os trens da Frota F já haviam sido modernizados com CBTC e ele nos respondeu: “está em fase de conclusão sendo que 3, dependendo da via, pode ser colocado de imediato agora pelo concessionário. Os outros, em um curto espaço de tempo, serão disponibilizados também“
Essa semana divulgamos em nossas redes sociais fotos do trem 505 na plataforma da Estação Capão Redondo que estava sendo utilizado pra treinamento dos operadores.
Novos trens
Perguntamos também ao presidente se a frota atual de 34 trens é suficiente para atender toda demanda da linha – que pode chegar futuramente a 1 milhão de passageiros em nossa humilde opinião – e se há previsão de novos trens para a Linha 5 e ele respondeu:
“hoje há 34 trens e a informação técnica que nos temos é que esses 34 são suficientes para atender mais de 800 mil passageiros. É lógico que o Metrô, como Governo do Estado, a partir do momento que se identificar a necessidade de colocar mais trens em qualquer via, isso será feito. Tem que ser feita toda uma análise do sistema de sinalização CBTC e se comporta ou não colocar mais trens e diminuir o headway (intervalo entre os trens)“
Portas de Plataforma
Sobre as portas de plataforma, a Estação Campo Belo será inaugurada sem elas. O presidente do Metrô evitou dar detalhes do cronograma pois ele ainda está em negociação. Mas disse que estão trabalhando para ter todas instaladas e funcionando ainda nessa gestão.
Nós adiantamos esse semana uma parte do cronograma das PSD e a questão renegociação do prazo, e posteriormente divulgamos que a Estação Hospital São Paulo será a próxima a começar as obras das portas de plataforma.
Estação Campo Belo
A visita começou no acesso principal, onde já é possível ver as escadas rolantes do nível da rua e bem ao lado será o bicicletário. Por dentro já é possível ver que praticamente todas escadas rolantes estão instaladas, a bilheteria também está na fase final, o SSO está sendo montado e ainda faltam alguns detalhes de acabamento e toda a questão do comissionamento.
Falta também instalação de todos os vidros da estrutura metálica.
De acordo com o presidente a demanda previsa da estação é de 50.000 passageiros/dia, com potencial de chegar a 75.000 e 85.000 nos próximos anos (nota do Ferroviando: muito provavelmente com a integração com a Linha 17 Ouro).
Inauguração prevista para abril de 2019.
Sem mais delongas, vejam as fotos que tiramos. Queríamos ter tirado mais, mas estávamos acompanhando todas explicações dos responsáveis e não queríamos perder nenhum detalhe.
Link da live no Facebook que fizemos.
O metro deveria era se preocupar com a transferência porca e improvisada por 15 anos de Santo Amaro entre a linha 5 e 9 do que aumentar ainda mais a demanda da linha. Fora as estações antigas da linha lilás que estão em estado deplorável
Em breve teremos novidades na integração da Estação Santo Amaro.
Realmente a transferência entre as estações da CPTM e do Metrô está muito ruim; a Via Mobilidade deveria agilizar as obras.
Vocês prevêem 1kk de passageiros para estação?
Ops!! Corrigido. Demanda da Linha. Obrigado!!
Que emoção. Só faltou alguém me convidar pra ir lá.
As exposições sobre todas estações e sistema de atendimento aos usuários são ótimos.
Entretanto, sempre falta um pequeno mas muito importante detalhe que eu tenho vivenciado nas estações. “TEM SANITÁRIOS”.
Todas novas estações da Linha 5 tem sanitários. Todos novos projetos de estações terão sanitários.
Fernando esses novos trens seriam para diminuir o tempo dos trens ou seriam pra uma possível expansão da linha 5 lilás.
No minha opinião, a linha 5 do jeito que está hoje tem potencial para chegar a 1 milhão de passageiros e os 34 trens atuais não vão dar conta.
Aproveitando o comentário do Fabio sobre as estações do trecho antigo, há alguma informação da Via Mobilidade sobre o padrão visual (grafismo das placas)? Na minha opinião deveria ser padronizado, estarem todas as placas com o mesmo tipo de letra.
Fernando, salvo algum engano meu, nunca foi apresentado o meio de transporte utilizado para trazer os trens das suas respectivas fábricas,( no interior ) até as suas respectivas linhas. ( todas até agora inauguradas ). Voce pode falar um pouco sobre isso?
São transportados por carreta/caminhão. Veja esse vídeo do Metrô: https://www.facebook.com/watch/?v=350420299040204