Linha 2 Linha 5 Metrô

Obras da Estação Santa Cruz da Linha 5 Lilás entram na reta final

blank

Há um mês da inauguração, as obras da Estação Santa Cruz estão chegando na sua última etapa, a do acabamento. E foi justo essa parte que foi um dos motivos dos atrasos da promessa da entrega de Dezembro de 2017.

A penúltima promessa era para dezembro de 2017, mas uma disputa administrativa entre as contratadas responsáveis por fazer o acabamento da estação acabaram gerando mais atrasos.

A promessa hoje, ainda não oficializada, que o blog teve acesso é primeira quinzena de agosto.

Fomos até a região verificar o andamento das obras e pudemos notar que faltam apenas alguns metros para ser concluida a nova calçada da Rua Pedro de Toledo. Lá dentro é possível ver também uma escada rolante embalada que ainda precisa ser instalada. E sem sinal das placas de comunicação.

Aparentemente terá um jardim ao redor da cúpula e foi possível ver alguns funcionários trabalhando no local.

Calçada da Estação Santa Cruz (Fernando)
Calçada da Estação Santa Cruz (Fernando)

Um dos acessos da estação será ao lado esquerdo da cúpula:

Trabalhos na cúpula (Fernando)
Trabalhos na cúpula (Fernando)

Aqui será a entrada da Estação pela Avenida Domingos de Morais. Com isso não será mais preciso entrar no shopping para acessar a estação.

Entrada da Estação Santa Cruz (Fernando)
Entrada da Estação Santa Cruz (Fernando)

Aqui vemos o totem da Estação da Linha 1-Azul. Em tese ele deveria ser atualizado para indicar a integração com a Linha 5-Lilás. Resta saber se realmente vai.

Totem da Linha 1 (Fernando)
Totem da Linha 1 (Fernando)

Comunicação Visual

Fomos também verificar as novas placas de comunicação visual instaladas na Estação Chácara Klabin da Linha 2-Verde indicando a integração com a Linha 5-Lilás.

Quem lembra?

Vejam nessa foto de 2015 do Metrô que somente um poço da estação havia sido escavado e o prédio técnico ainda estava subindo.

Obras da Estação Santa Cruz em Janeiro de 2015 (Metrô)
Obras da Estação Santa Cruz em Janeiro de 2015 (Metrô)

E aqui uma foto de maio de 2016 onde o segundo poço já havia sido escavado

Segundo poço escavado (Metrô)
Segundo poço escavado (Metrô)
blank

Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

25 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • Esta estaçoes erao para ter sido entregue esta semana mas como sempre foram adiadas mais uma vez. Agora pra agosto , mas com mais algum atraso previsivel deve ser inaugurada em março de 2019 e entrar em operaçao comercial em 2020.

    • Pelo que acompanho, nunca foi prometida para esse semana, mas sim para o mês de Julho. Se tiver a fonte da informação atualizo o texto com a informação. Abs

      • ate Outubro/Novembro estas 4 devem estar funcionando em horario normal, apos o sistema de testes… uma q me interessa muito é a são paulo/morumbi da linha 4, esta o quanto antes ficar pronta melhor, mas acho q só final do ano mesmo rsrsrsrs

  • O único problema e que mesmo depois de tudo pronto,funcionando, ainda fica parecendo que não terminou. O tempo de paradas nas estações são muito demoradas…Acabamos levando o tempo dos ônibus…
    Vamos entregar tudo em ordem ,funcionando corretamente…não vamos fazer dessa grande obra,com todo esforço e um troféu pra eleições de 2018….
    Parabéns a todos pelo esforços. ..estão todas estações lindas…

  • Inauguração de metrô em SP é uma palhaçada e os palhaços são o povo.
    Deveriam fazer a conexão da Santa Cruz e Klabin com a linha 5 e depois ir concluindo as outras estações, mas isso há anos atrás e não agora. São mentirosos e desorganizados, prometendo datas que não podem cumprir deixando todo mundo numa falsa expectativa.

  • Um sonho prestes a ser realizado, vai melhorar muito a qualidade de vida da populacao,unica ressalva foi a concessao pra CCR por preco de banana em fim de feira. Mas no Brasil e assim mesmo nao superamos o complexo de cachorro vira latas, onde o publico se confunde com o privado. Boa reportagem do canal Ferroviando.

  • Quanto ao totem, provavelmente não será retirado, já que a nova estação terá sua entrada própria. E principalmente, a linha 5 lilás NÃO É MAIS METRÔ, agora é Via Mobilidade. Como a linha 4 amarela, que também não é metrô, é CCR.

  • Bom Dia, Sempre venho acompanhando o site, obrigado pelas notíficas
    me surgiu uma dúvida: nessa quinzena de agosto, a estação moema será horário integral, e as outras que abrirem entrarão em operação em horario limitado? Caso as outras estações não sejam inauguradas em agosto(desconfiança de promessa do metrô) a estação moema só será horário integral ao abrirem essas novas estações? Todo dia há um trânsito MUITO intenso na Av Ibirapuera na fila de ônibus, diversas vezes (quase todo dia) ando da borges lagoa até o metro eucaliptos devido estar tudo parado, saindo pelo menos a estação moema, aliviará e muito o transito (se bem que eu tinha imaginado que com a estação eucaliptos o transito iria melhorar,SÓ PIOROU)

    • Isso. A previsão é quando inaugurar as outras 4 estações em operação assistida, Moema inicia a operação integral. Moema a princípio não terá horário expandido sem a inauguração das outras. Mas ficarei de olho e qualquer novidade eu aviso.

  • Parabéns já melhorou bastante para a população de Itapecerica Taboão Embu quando ficar toda pronta ficará muito melhor esperarmos que termine logo eu saia da minha casa 6 horas da manhã hoje com o metrô funcionando até eucaliptos saio de casa 7: horas e chego com tempo no trabalho.
    .

  • Sem dúvidas uma grade obra, trará enorme benefícios aos cidadãos principalmente para a zona sul da cidade. Facilitará a mobilidade numa região de grande trânsito de pessoas, porém nem tudo é flores.
    A linha 5 terá uma das maiores demandas do sistema em pouco tempo e trará enorme dificuldades de operação para a já carregada linha 1 azul.
    Penso, e podem guardar isso, o governo terá que pensar muito em breve numa nova ampliação da linha 5 com ligação ao centro, para “salvar ” a operação da linha 1. Possívelmente uma conexão da linha 5 na estação Pedro II..
    Acredito que vamos vê muita coisa nesses próximos anos.. espero grande sucesso para as operações das linhas, mas com enormes transtornos com riscos de colapsos em excepcionais situações com altíssima demanda.

  • Alguém aquí já pegou essa linha? Parece que não! É um verdadeiro pan demônio! A demora é tanta que em Santo Amaro mal conseguimos embarcar ou desembarcar! Sempre uma mensagem que diz “ Estamos aguardando orientações dos nossos colaboradores” e nisso, você lá… Em pé por minutos!
    É um lixo!

  • Estacao com maior movimento na linha 5- ..anote ai !! AACD- Servidor…dara acesso a 2 parques – bicicletas e ibira !!! anote ai…rsrs…vai ser uma febre !!!

  • Trabalhei nessa estação santa cruz ..nossa ver ela assim acabada sinceramente muito satisfeito só quem trabalhou lá saber como foi parabéns a todos do faxineiro ao cargo maior

error: Alert: É proibida a cópia de conteúdo