Nossos colegas do ViaTrólebus fizerem hoje um artigo bem interessante dos motivos da inauguração da Linha 5 Lilás ser tão aguardada pelos paulistanos.
Aproveitando o gancho do artigo dele, gostaria de trazer mais alguns benefícios além do que eles citaram:
- Headway: Hoje o intervalo médio da Linha 9 é bem maior que o da Linha 5, então você tem o benefício de ficar menos tempo esperando na plataforma.
- Obras de final de semana: os usuários da Zona Sul agora têm a alternativa da Linha 5 para evitar os altos headways de 15min quando há obras de melhoria na CPTM aos finais de semana. Obviamente quem vem de Grajaú ainda está dependente da Linha 9.
- Viajar sentado: usuários embarcando em Capão, poderão ir sentados durante toda a viagem até Chácara Klabin, não precisando pegar a espremida integração da Linha 9 Esmeralda na lotada Estação Santo Amaro nem a profunda integração da Linha 4. Só esse já é um baita ganho. O inverso também vale pois muito provavelmente terão trens estratégias (vazios) em Chácara Klabin.
- Fila de ônibus: Evitar o congestionado corredor de ônibus da Av. Ibirapuera e aquela fila gigantesca de ônibus.
- Viagem mais rápida: quem vai para a paulista ou centro, chegará bem mais rápido usando a Linha 5, não precisando dar uma volta grande para ir até a Estação Pinheiros da Linha 4.
- Menos integrações: quem inicia sua rotina diária na Linha 5 antes de Santo Amaro, fará menos integrações para chegar na Paulista. Hoje tem que descer em Santo Amaro na Linha 5, depois descer em Pinheiros na Linha 4 e depois descer em Consolação na Linha 2. Com Estação Chácara Klabin inaugurada, só precisará fazer UMA integração. Vale o mesmo para quem vai até o Centro em direção a Linha 1. Só fara a integração na Estação Santa Cruz. Vale o mesmo para a volta.
- Estações mais agradáveis: querendo ou não as Estações da Linha 5 Lilás são bem mais agradáveis que a da Linha 9. Não só visualmente e conforto, mas também a questão do odor do Rio Pinheiros no verão. A continuação da reforma da Estação Pinheiros da Linha 9 ainda está aguardando verba. E pelo informado pela CPTM, a reforma não consta no orçamento de 2019.
- Comércio ilegal: para alguns é um benefício mas para outros não. Independente de apoiar ou não o comércio ilegal, é uma prática que não pode e a concessionária está atuando ativamente na questão.
Obras da Linha 5
O último prazo oficial para entrega das próximas estações da Linha 5 Lilás era 20 de setembro. Foi ontem.
Ontem a única novidade que teve foi o teste do carrossel com os trens indo até Chácara Klabin, mas sendo evacuados em AACD-Servidor – novidade foi o novo letreiro.
Pelo que eu soube, alguns problemas foram encontrados no teste. Resta saber agora se terão mais testes e se os problemas encontrados podem impactar no prazo de inauguração. Sou a favor de mais testes e a solução completa do problema. Acredito que concessionária Via Mobilidade não irá aceitar a linha com o tipo do problema encontrado. Devem estar levando em conta os prós e contras de receber a linha com ressalvas e começar o “faturamento” das estações e posteriormente corrigi-los correndo o risco de impactar na operação comercial.
Portas de plataforma
Soubemos que a Estação Chácara Klabin não terá portas de plataforma instaladas nesse momento. Somente a Estação Santa Cruz e ainda sim não será funcional na inauguração.
Enquanto isso as portas de plataforma (PSD) da Estação São Paulo Morumbi da Linha 4 já estão sendo testadas. Lamentável. Atualização: na linha 4 é obrigatório ter as portas de plataforma pois os trens são driverless, ou seja, não tem o operador de trem.
E sim, as PSD não são obrigatórias na Linha 5. Mas é frustante saber que as obras da estação estão há anos sendo feitas e a Bombardier não consegue cumprir o contrato.
Acrescentando mais um item para quem vai para a linha 2:
– A baldeação na estação Chácara Klabin será de apenas 2 lances de escada contra os 6 de Pinheiros, fora o conforto da baldeação para a linha 2 que dispõe de plataformas bem largas.
O único ponto negativo será nos horários de pico da manhã, qdo os trens da linha 2 vindo de V.Prudente chegam na estação superlotados.
Talvez o metrô coloque trens vazios de estratégia partindo de lá,mas só vendo na prática como vai ficar.
Boa! Valeu
Então, mas creio que, assim como eu, muitas pessoas que vêm da Vila Prudente ou Tamanduateí, irão descer na Chacara Klabin para pegar o metro sentido zona sul, o que deve dar esvaziada no trem.
Fernando, o bom é que da Paulista até Chácara Klabin são apenas 3 estações (Ana-Paraíso-Brigadeiro). Mesmo que venha lotado, o trajeto é pequeno.
O grande problema, ao meu ver, é Santa Cruz pois até o centro (Sé) são 7 estações e quem pega essa linha nos dois sentidos (Tucuruvi-Jabaquara) sabe o quanto é sofrível o trecho Luz-São Bento-Sé. Tem dias que para o trem percorrer essas 3 estações demora 15 minutos.
Mesmo que isso cause um impacto negativo no sobrecarregamento das linhas 1 e 2, a cidade terá um GRANDE benefício com 5 linhas de alta capacidade interligadas (linhas 1, 2, 3, 4 e 5) atuando nos extremos da cidade.
O quanto antes o Metrô se livrar das obras da Linha 5 mais chances teremos de ver as atenções voltadas para a expansão da Linha 2-Verde, retomada da construção da Linha 6-Laranja e conclusão da Linha 15-Prata.
Verdade! Alguns vão continuar na L9 e outros vão para a L5. Vai ficar bem distribuído
Minha opinião, é que o metrô corre um grande risco operacional na linha 1. Uma super demanda (L5) para uma linha que trabalha perto de seus limites como é o caso da linha azul, pra mim é apostar alto para que dê certo!
Ao meu vê, a L5 deveria ser projetada além de Chac. Klabin, indo até o centro, até a Pedro 2° por exemplo..
Assim, não necessariamente, um número tão elevado de passageiros fariam transferência na Santa Cruz..
Não digo nada, se mais a frente saia um projeto similar ( emergência) de expansão da linha 5, no sentido de ” salvar” a linha 1.
Fernando, sei que o metrô tem uma Previsão de 100.000 passageiros por dia na Chácara Klabin. Você saberia informar a previsão do metrô quanto as transferências na estação Sta. Cruz?
Até onde li a previsão é de cerca de 85.000 passageiros/dia na Klabin e cerca de 140.000 na Santa Cruz.
Com Certeza seria algo fantástico para todos!!
Não só pra quem já “pega” essas linhas, que teria 1 excelente opção de chegar ao centro ou à linha 3, como também para quem quisesse se dirigir para as 3 ou 4 estações que estariam nesse “Miolo”
Paralelo ao metro, SPTRANS, deveriam investir pesado em corredores de onibus. Sao obras mais rapidas de tirarem do papel
Outra fato, que no futuro com a inauguração da linha 15 prata, quem necessita ir de São Mateus a Santo Amaro não terá a necessidade de pegar um ônibus até a Linha 3, pegar a Linha 4 e Linha 9 ou 5110-10 (que é a linha de ônibus mais demandada de São Paulo), Linha 2 Verde, Linha 4, e Linha 9.
Boa!
Quando vai inaugurar
Ainda não tem data oficial
Nao era dia 20?
Era… Sem data oficial agora. Há boatos de que será semana que vem.
Pego o metrô na Chácara Klabin todos os dias para ir ao trabalho. O trem vem lotado e muitas vezes não consigo entrar, tendo que esperar 3 ou 4 trens pra conseguir um lugar. É certo que muita gente vai vir da linha 5 pra se dirigir até a Paulista. Prevejo o caos !!!!
Se ficar ruim, volto a colocar meu carro na rua novamente !!
Muito provavelmente vão colocar trens estratégia em Klabin, ou seja, ele chega vazio na plataforma, assim alivia a demanda da L2
Faltou explicar no texto a correlação entre as portas de plataforma (PSD) da L4-Amarela em SãoPaulo-Morumbi e as demais da L5… Como a operação da L4 é 100% driverless (sem Operador de Trem na cabine), a porta plataforma na L4 é um item obrigatório. Sem ela, não se pode operar a L4 justamente porque os trens não tem condutor fixo na cabine. Já a L5-Lilás, mesmo também operando o sistema de controle de trens CBTC, ela possui o condutor (maquinista) fixo na cabine. O mesmo ocorre com os trens da L2-Verde.
Concordo que com/sem condutor na cabine, as portas de plataforma são importantíssimas e deveria ter em todas as estações do sistema, tanto é que o Metrô abriu licitação para instalá-las em outras estações das Linhas 1-2-3. Mas queria fazer este adendo ao texto para deixar claro a diferença para os leitores leigos nessa parte “técnica” da operação (porque pode aqui e não pode lá). Abraços!
Vai melhorar bastante desde que o intervalo entre os trens seja adequado com a demanda de passageiros, pois no horário de pico o metrô já é superlotado ja na primeira estação (Capão Redondo), imagine quando inaugurar as estações Santa Cruz e Chácara Klabin, visto que irá aumentar e muito a demanda!
As vezes eu pego de manha no terminal João Dias pra descer na Brooklin é complicado mesmo.
Sem duvida vai haver uma distribuição no fluxo metroferroviario. A linha 9 será a mais beneficiada, mas com certeza as linhas 1 e 2 ficarão sobrecarregadas. Acredito que os trêns estratégia não serão sufuciente para esse aumento de demanda, pois estamos falando de uma região populacional grande – no caso Capão Redondo e Campo Limpo. São Paulo tem que correr para implantar o sistema CBTC nessas linhas. Pois somente esse sistema pode diminuir o intervalo dos trens.
Só temos um detalhe…a linha 1 Azul e linha 2 Verde estão preparadas para este aumento de fluxo de pessoas em suas operações e capacidades nas plataformas e trens?
Hoje temos um caos logístico de trânsito de pessoas nas baldeacoes entre as linhas 1 Azul, 4 Amarela e CPTM na estação da Luz, principalmente nos horários de pico.
O mesmo podemos dizer na baldeação entre as estações Paulista (Linha 4 Amarela) e Consolação (Linha 2 Verde) nos corredores e esteiras entre as estações…um caos total nos horários de pico.
O mesmo acontece na estação Ana Rosa (Linha 1 Azul e 2 Verde)…super lotação nas plataformas da linha 1 Azul.
Como será essa logística de pessoas nas baldeacoes e nas lotações em plataformas e trens nas estações Santa Cruz e Chácara Klabin? Será que foi-se pensado nisso? Dúvida!!!
Sr. Fernando coloque nos seus comentarios que nos moradores de Santo Amaro estamos aguardando esta linha ha 30 anos. Nao foi porque a Copa ou outro motivo. Faz 30 anos. Antes tarde……
Fala sério, que dizer que todos os.usuários irão sentados do capão a chácara klabin?
Ele quis dizer que quem senta em Capão já vai direto pra Klabin.
Algo que ninguém comentou aqui.
O GP de F1. Creio que o primeiro grande teste da L5 completa, a despeito de Campo Belo.
Seria possível até um trem expresso F1 saindo de Klabin/Santa Cruz sem escalas até Santo Amaro ou é sonhar demais?
Sendo assim, Interlagos é logo ali.
Que eu saiba, é sonhar demais. Não tem um 3° trilho pra que eles irem direto, sem atrapalhar a operação dos demais. O máximo seria um trem partindo justamente dessa estação até Santo Amaro (similar ao que ocorre na Linha 9, com trem indo entre Pinheiros e Jurubatuba).
Não entendi porque censurou a palavra “foram” :/ (era pra ser irem, mas enfim)
Vou alterar pois veio outra palavra
Infelizmente por causa da corrupção, da economia do país, entre outros motivos, essas linhas demoram muito para serem concluidas. Mas temos que enxergar a importância delas.
Melhoram o fluxo de viagens da população e consequentemente, com o passar dos anos, modificam o cotidiano da cidade.
A L9 tem um intervalo bom dentro do Loop nos horários de pico. E vale lembrar que um trem da CPTM tem capacidade de transportar uns 1000 passageiros a mais por viagem. Vejo a L5 como alternativa e melhor distribuição de fluxo. Santa Cruz terá escadas como em Pinheiros. Mas o mais importante é que teremos mais duas estações de conexão na cidade. Que o município passa a ter mais trilhos em sua rede (independente da operadora) e que em um futuro próximo a L17 Ouro será outra soma a essa realidade que se aproxima.
Mas a Linha 17 ainda liga um “nada a lugar nenhum”.
Apesar dos receios quanto à sobrecarga nas linhas 1 e 2 por conta do aumento de fluxo (espero que Metrô e Via Mobilidade já estejam prontas pra enfrentar isso, torço muito para que esta integração aconteça logo. Vai ajudar demais. Redistribuir o fluxo. Criar novas alternativas. Lembro do dia que eu estava nas proximidades da estação Alto do Ipiranga, e precisava ir ao Shopping Morumbi. Pra não dar aquela volta pela Paulista, peguei um ônibus até o Shopping Ibirapuera, pra poder embarcar na linha 5 em Eucaliptos e chegar no shopping. E durante todo o trajeto, só pensava “Se a linha estivesse pronta, seria tão mais fácil”. Agora, contar os dias.
Amo a linha lilás integrada na estação chácara Klabin. Ganhei tempo hábil !!!