De acordo com reportagem do SPTV 2º Edição da Rede Globo de hoje, a Scomi, empresa responsável pelo material rodante (monotrilhos) da Linha 17 Ouro sinalizou que deseja sair do consórcio.
Desde 2015 há uma disputa judicial entre Metrô e Andrade Gutierrez e CR Almeida que pediram a rescisão do contrato alegando prejuízos com os atrasos, imprevistos e cancelamentos que surgiram na obra. Em junho uma juiza de 1º grau pediu a suspensão das obras e que posteriormente foi retomada por decisão em 2º grau. Essas empresas fazem parte do Consórcio Monotrilho Integração (CMI)
Lá em 2015, a Scomi e a MPE, que também são integrantes do consórcio, preferiram não participar do pleito. Mas em 2016 a Scomi e MPE desfizeram a parceria para a construção do monotrilho no Brasil. Assim a Scomi assumiu a montagem final dos monotrilhos.
Com a notícia de hoje, parece que não há mais volta para o contrato atual com o CMI que é responsável por sistemas de sinalização, material rodante, CCO, via permanente e portas de plataforma do trecho 1 da obra. A decisão final será da justiça no entanto.
Contratos
Esse é um dos nove contratos que abrangem a construção do monotrilho da Linha 17 Ouro. A construção das estações e do pátio de estacionamento continuam – vide recente lançamento de passarela de pedestres na Estação Vereador Jose Diniz . E semana passada foi lançada mais uma.
Há também o contrato assinado esse ano para construção da Estação Morumbi – que por sinal está com um ritmo muito bom de obras e previsão para final de 2019.
Veja imagens dessa semana:
Pátio Águas Espraiadas
O foco atual das obras da Linha 17 é o pátio Águas Espraiadas, sem ele não faz sentido concluir as estações e já começar a contar a garantia das obras. E como a previsão de finalização dele é para final de 2021, há tempo suficiente – acredito eu – para o Metrô realizar uma nova licitação e que a nova fornecedora entregue os trens daqui a 3 anos.
Não adianta entregar os monotrilhos antes do pátio estar pronto. Veja alguma fotos dessa semana do gigante:
Conclusão
O futuro da linha ainda é incerto mas ao mesmo tempo é certo que será concluída, afinal já está bem avançada. Deverá ser prioridade na próxima gestão do governador.
Se ocorrer uma nova licitação, após a decisão da justiça de autorizar a rescisão com a CMI, poderemos ter a tão aguardada retomada dos trechos até Jabaquara e Paraisópolis.
Prefiro ser otimista e que seja entregue em 2022 – ano eleitoral. E que nesse ano, lembrem de todos esses problemas que a linha sofreu.
PS: Duvido muito que um dia ela chegue ao Estádio do Morumbi.
torcer para eles resolverem estes problemas, torcer para entregar uma parte em 2021, sei la para testes e afins , e até a eleição de 2022 esteja pronta e funcionando… e eu só torço para que a parte q ligaria ela até a linha 1, seja dada continuidade, essa parte seria otima para melhorar a mobilidade da parte mais ao sul da cidade rumo as regiões centrais sem ter obrigação de pegar a linha 1
o pátio fica pronto em final de 2021, mas tem muito mais coisas a serem feitas ainda. Portanto não conte com a linha antes de final de 2022
Se realmente fizer uma nova licitação, que incluam já os trechos que foram abandonados, até o Jabaquara e a São Paulo – Morumbi
Quem comemora é a ViaMobilidade que vai receber do Metrô multas pelo atraso na entrega. Parabéns (sqn) aos envolvidos e defensores da concessão.
Você leu o contrato de concessão? Para de falar *****.
Eita que boca suja kkk. Aqui não dá pra colar link, mas dá uma busca no Google que vc acha matérias de fontes confiáveis como a Folha falando sobre essa compensação. Tenha mais educação e argumente ao invés de usar termos de baixo calão.
palavrão editado
Material rodante na verdade faz referência aos trens.
Boa sua iniciativa de recolher informações de varias fontes e publicar, em uma área tão importante para a cidade
Eu já to descrente de ver a linha 17 funcionando em Congonhas. O que dirá chegando a Jabaquara e São Paulo – Morumbi. Cada vez que chego em São Paulo, olho pras obras da estação Congonhas e vou aumentando anos que já espero por ela. Bom, se houver relicitação, que pensem e lembrem de todo o trajeto dela. Já já, Campo Belo fica pronta. E aí ficarão ela, São Paulo – Morumbi, Jabaquara e Morumbi esperando a prima dourada encontrá-las.