Foi publicado pelo Metrô em 6 de novembro, uma consulta pública para obter contribuições da iniciativa privada quanto à viabilidade da proposta de construção de uma sede administrativa unificada.
Tal ação faz parte dos objetivos estratégicos quanto a: “transformação organizacional; reestruturação de custos; gerenciamento e governança da expansão da rede e estratégia de comunicação integrada”.
Com isso espera-se uma maior eficiência administrativa e redução de custeio. Hoje o Metrô possui 1 sede e 3 unidades administrativas que muito provavelmente com a nova sede unificada deixarão de existir.
- Edifício Metrô I – Rua Augusta, 1626
- Edifício Conde de Prates – Rua Líbero Badaró, 293
- Edifício Cidade II – Rua Boa Vista, 175
- Edifício Georges Loeb – Rua da Quitanda, 113
De acordo com o documento da consulta pública: “desenvolver uma edificação multiuso, flexível e eficiente, que valorize o patrimônio da Companhia e que seja capaz de gerar a obtenção de receitas acessórias que desonerem parte dos custos envolvidos na manutenção do mesmo”
O local da nova sede unificada será em imóvel adjacente à edificação do acesso sul da Estação Marechal Deodoro da Linha 3 Vermelha com área livre de 4.848,71 m².
O projeto tem um custo estimado de R$ 92 milhões sendo que um imóvel de propriedade do Metrô na Vila Mariana, no valor estimado de R$ 42 milhões poderá ser usado como parte do pagamento do projeto.
As manifestações e contribuições da consulta pública encerraram-se dia 19 de novembro.
Em março foi feita uma outra consulta pública que ficou decidido usar o terreno da Marechal Deodoro dentre opções como Luz e Vila Mariana.
Características técnicas
- Número de pavimentos: 9 pavimentos tipo + 1 pavimento de serviços + 1 pavimento multiuso + 1 sobressolo garagem + Térreo com lojas e serviços (total: Térreo + 12 pavimentos);
- Número de subsolos: 1 subsolo com garagem e áreas técnicas;
- Tamanho da laje estimada pavimento tipo: 1.396,60m
- Tipo de Fachada sugerida: Concreto Aparente, Revestimento em massa texturizada, Vidro Incolor
e Brises. - Mínimo de 7 m²/pessoa
- Cabeamento estruturado
- Sistema de ar-condicionado embutido no entre forros
Áreas de serviço, compartilhadas e multiuso
De acordo com o documento essas serão as características funcionais da nova sede administrativa serão:
- Bicicletário com capacidade para 58 vagas.
- Sala multiuso com área estimada de 171 m² e capacidade para 60 pessoas, com área de “coffee break”, reversível em duas salas
- Sala para laboratório de inovação, com aproximadamente 40 m²
- Sala de Estratégia de Crise e salas de reunião
- Estacionamento com capacidade para no mínimo 15 motocicletas e no mínimo 107 veículos, reservando 15 vagas para “pool” de veículos da frota locada
- Refeitório para empregados e contratados com área útil de 143m²
- Oficinas e almoxarifado para manutenção;
- Vestiários feminino e masculino
- Posto reprográfico
- Unidade ambulatorial destinada à prestação de assistência em regime de não internação,
- Áreas para coleta e descarte de lixo reciclados, biológicos e contaminantes.
- Salas técnicas para monitoramento eletrônico de segurança patrimonial
- Salas técnicas para TI e um CPD – Data Center/ Sala Cofre com área mínima de 400 m
- Copa com depósito para preparo e distribuição de café;
Áreas públicas
A ideia com as áreas públicas é a obtenção de receitas acessórias conforme documento: “como objetivo de captar receitas não tarifárias, independentes ou com modelos de gestão compartilhada, também foram previstas áreas para comercialização, como auditório, lojas e um restaurante:”.
Além de “Biblioteca e o Acervo de Memória Histórica, considerado patrimônio cultural da Cia. e para o cidadão”
Aqui detalhados:
- Auditório para no mínimo 172 pessoas, inclinado, a ser entregue em condições de operação com sistema áudio visual, iluminação e acabamento integrado, contendo foyer e área para recepção, sala de apoio logístico, sanitários feminino, masculino e acessível. Entregue acabado com revestimento especifico para desempenho acústico nas paredes, piso de carpete, forro com desempenho acústico apropriado, sistema de ar-condicionado entre forros.
- Biblioteca e Acervo de Memória Histórica, totalizando 700m². Entregue acabado com piso elevado revestido com piso vinílico, forro com desempenho acústico apropriado, sistema de ar-condicionado entre forros.
- Fachada ativa com previsão de espaços para concessão de lojas conforme legislação pertinente, entregues apenas no “shell” (acabamentos por conta do concessionário a ser contratado futuramente);
- Restaurante para uso da população, em acesso externo e sobre área da estação Marechal Deodoro com aproximadamente 700m², entregue apenas no “shell” (acabamentos por conta do concessionário a ser contratado futuramente).
Prazos
De acordo com o documento os prazos máximos de vigência e execução estimados são:
- Elaboração de projeto legal será de 04 meses;
- Elaboração de projetos básicos será de 08 meses;
- Elaboração de projetos executivos será de 14 meses;
- Execução das obras civis e sistema será de 26 meses.
Usando a premissa que nada será em paralelo, a obra nova sede do Metrô não sai em menos de 4 a 5 anos.
Veja aqui todos documentos do projeto.
Planejamento Estratégico
Essa parte do texto é um bônus, pois muita gente já deve ter ouvido falar nesse assunto e grande parte dos leitores podem não saber que quase todas grandes empresas contem geralmente 3 tipos de planos: estratégicos, táticos e operacionais. No caso do Metrô podemos dizer, por exemplo, que o CCO (Centro de Controle Operacional) seria o nível operacional assim como toda a questões das estações e pátios.
Quem quiser saber mais sobre o assunto aqui tem bem detalhado cada nível
Conclusão
Ótima decisão estratégica do Metrô e gostei muito da ideia das receitas acessórias. Com o novo auditório, acredito eu, que as audiências públicas não serão mais realizadas no Instituto de Engenharia.
É o Metrô, uma empresa estatal – sociedade anônima de economia mista – mostrando que empresa pública também pode e deve pensar em governança corporativa e planejamento estratégico. Não que nunca não se faça isso na administração pública, mas é que é pouco divulgado.
Parabéns ao Metrô.
Na lista das sedes existentes, não entra também a da Vergueiro?
Oficialmente ali é o CCO. Claro que tem áreas administrativas lá como a área de redes sociais (que tem ligação direta com a operação). No documento da consulta pública não cita o CCO, não porque não é unidade administrativa, mas, acredito eu, que porque por motivos óbvios continuará a existir ali.
Não há vagas de estacionamento demais nesse projeto?
Afinal, a estação fica perto não é?
Não há possibilidade, ainda que remota, de “Casamento” entre CMSP e CPTM ou são delírios de um forista desocupado?
Eu duvido muito. Primeiro, na minha opinião, tem que ser criada (para ontem) a autoridade metropolitana. Um casamento desse demoraria anos! Já com a autoridade já teríamos ganhos imediatos, como uma melhor comunicação entre todos envolvidos sobre transportes, afinal ela faria todo o meio de campo.
legal! Tomara que saia mais rápido que os projetos da compania, kkkkk
O metrô não é uma sociedade anônima de economia mista ! É apenas uma empresa pública, já que não tem sociedade com terceiros e é controlada diretamente pelo ESTADO.
Art. 1º A Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ, é uma sociedade anônima, de economia mista, regularmente autorizada a constituir se pela Lei Municipal n. 6.988, de 26 de dezembro de 1966,[1] que se regerá por estes estatutos e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis
http://www.metro.sp.gov.br/metro/institucional/pdf/legislacao-transporte/legislacao-metro-sao-paulo-05.pdf