O Metrô tornou público o chamamento público para recebimento de manifestações de interesse relativas ao desenvolvimento de estudos técnicos, financeiros e legais para a aquisição de 19 trens novos, por meio de leasing, para a Linhas 1 Azul, Linha 2 Verde e 3 Vermelha
De acordo com o chamamento “a aquisição dos trens, por meio do leasing, tem se mostrado uma alternativa em diversos sistemas metroviários no exterior, como o de Lisboa, Madri e Delhi, entre outros”
As manifestações de interesse deverão ser entregues na Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Rua Boa Vista, 175 – Bloco B, 3º andar, Gerência de Contratações e Compras, até às 16:30h do dia 04 de fevereiro de 2019
Características
As principais características são.
- Composição de 6 carros (A+B+B+B+B+A) em aço inox (carros A com cabine de condução)
- Comprimento total do trem de 132.700
- Largura máxima da caixa de 3.100mm
- Altura máxima do piso em relação ao topo do boleto de 1.110
- Diâmetro da roda do trem de 830
- Tensão nominal de alimentação elétrica do 3º trilho de 750Vcc
- Bitola nominal do rodeiro de 1.600mm
- 2 truques com 2 eixos cada, por carro
- 22 eixos motorizados e 2 eixos livres
- Modos de operação Automático e MCS (CBTC e ATC) e Manual
- Possui infraestrutura para receber automação UTO
- Velocidade máxima de projeto de 100 km/h e operacional de 90km/h
- Capacidade de transporte de 2.000 passageiros
- Sistema de Tração com motor AC
- Sistema de Inversor Elétrico para suprir sistemas e conjunto de baterias
- Sistema de freio elétrico e por atrito, com sistema de anti deslizamento
- Sistema de ar comprimido e secador
- Sistema de detecção e extinção de incêndio
- Portas com acionamento elétrico (8 por carro) e largura livre de 1.600mm
- Sistema de comunicação e CFTV
- Passagem livre entre carros (Gangway)
- Mínimo de 2 unidades de ar condicionado por carro
- Linha de alimentação permanente por bateria
- Iluminação LED alimentado por tensão de bateria
- Painéis multimídias no salão
- Mapas de linha – painel digital e programável
- Sistema de registrador de eventos dos equipamentos e sistemas
- Rede de dados preparada para monitoramento remoto
- Implementação de sistema de inspeção e diagnóstico de via permanente em dois carros de trens distintos
Modernizações
O Metrô também planeja futuramente a troca do sistema de portas por sistema elétrico das Frotas E, I, K e L alem de uma atualização tecnológica da Frota E.
Conclusão
Particularmente gostei a decisão dos novos trens terem automação UTO – Operação do Trem não atendida, ou seja, trem sem condutor. É o mesmo sistema dos trens da Linha 4 Amarela e da Linha 15 Prata.
Mas para isso acontecer, as portas de plataforma das 3 linhas tem que estar instaladas e funcionando. O processo licitatório de novas portas ainda está em andamento.
Já a previsão do CBTC, que também é necessitária para a operação UTO, é de final de 2020 para a Linha 3 e final de 2019 para da Linha 1.
Quem quiser ler mais a respeito recomendo essa apresentação realizada pelo Jorge Martins Secall em 2008 na 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP.
E esse trabalho do Paulo Resende Lima que expõe a solução – na época – a ser implantada para a Sinalização e Controle do monotrilho da linha 15. Trabalho apresentado 19º Semana de Tecnologia Metroferroviária.
Tem alguma previsão de chegada,????
Esse processo está num estágio BEM inicial. Primeiro é feito um chamamento público, depois analisa os estudos, elabora o edital, publica, espera a fabricação e ai sim chega. Demora! Sem prazo.
Só falta a linha 5 lilás do METRÔ, para receber trem automático, ou deixar os da frota F e P assim…
mas eles serão também no futuro, assim que todas portas de plataforma estiverem instaladas.
Linhas Norte-Sul, Paulista e Leste-Oeste.
Os outros trens tipo frota É,G,H receberá automação UTO..????
Não sabemos, mas isso é BEM longo prazo!
Existe uma probabilidade maior que esses trens circulem somente na linha azul? A linha 1 é a que possui uma “falta” de trens sendo esses também apenas modernizados, uma novidade para essa linha seria bem vinda.
Acredito que será distribuído para as 3 linhas, do contrário no chamamento público não citariam as outras linhas.
Realmente você tem um ponto, mas se analisarmos as situações das linhas a linha 1 é a mais necessitada, ainda mais que alguma hora os trens da frota E vão ter que serem modernizados e a linha 1 ja usa 3 trens da Frota G, que operam na linha 3