Hoje completam 100 dias da nova gestão do Metrô, sob comando do Presidente Silvani Alves Pereira e no Governo do Estado, sob comando do João Doria.
O Metrô fez um balanço de todas ações já executadas com o título “Metrô avança na velocidade de São Paulo no primeiro trimestre de 2019“
- Linha 15 Prata: a ampliação do funcionamento do monotrilho nos deslocamentos diários entre Vila União e Vila Prudente. A partir de janeiro, o horário de atendimento das seis estações passou a ser das 4h40 até meia-noite – e até 1h, aos sábados.
- Liberação da entrada de animais de estimação de até 10 kg em toda a rede – desde que dentro de container específico e fora dos horários de pico. O Metrô explica que essa era uma reivindicação antiga dos passageiros e foi prontamente atendida. Comenta que foi um presente ao paulistano no aniversário da cidade, 25 de janeiro.
- Assinatura do contrato de continuidade dos serviços de quatro estações – Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus – da Linha 15-Prata. A previsão é que as obras sejam concluídas ainda neste ano, com ciclovia e paisagismo ao longo de toda a rota do monotrilho, logo abaixo das vias suspensas.
- Assinatura do contrato para o início da construção da estação Jardim Colonial. Diz que as obras serão iniciadas nos próximos dias. A entrega da estação está prevista para 2021, levando o monotrilho da zona leste a ter 15 km e 11 estações. E reafirma que “a determinação de não ter nenhuma obra de metrô parada na cidade”
- Concessão à iniciativa privada de toda a operação da Linha 15. O consórcio ViaMobilidade-Linha 15 venceu o leilão e vai operar a linha pelos próximos 20 anos.
- Sobre a Linha 17 Ouro do Monotrilho diz “Com o novo estilo de gestão, ainda em março, a obra do outro monotrilho, o da Linha 17-Ouro, também teve evolução importante. O Metrô iniciou o processo de rescisão contratual com o consórcio CMI, responsável por sistemas, vias e o fornecimento de trens. Essa iniciativa abre espaço para que um novo consórcio seja contratado e as obras avancem. A construção da linha 17-Ouro, entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da CPTM, segue em andamento, mas ganhará novo ritmo a partir dessa importante decisão administrativa.“. Relembre aqui
- Metrô Consulting: “Metrô deu um passo importante para permitir a prestação de consultoria a outros estados e até outros países, aproveitando o conhecimento adquirido ao longo de cinco décadas. Isso é possível com a recente criação de uma diretoria comercial, que entre outras atribuições será responsável pela Metrô Consulting. A expertise do Metrô é mundialmente reconhecida no planejamento, construção e operação. Nesse processo de modernização de suas atividades, a companhia busca com essas inciativas ampliar as receitas não tarifárias” – nos falamos em primeira mão sobre isso. Relembre
- Lançamento do edital de concessão de 13 terminais de ônibus, anexos a algumas estações. De acordo com o Metrô, “a ideia é conceder a operação e administração dos terminais. Além disso, será possível explorar a área comercialmente.” – a concessão dos terminais foi relicitada para atender novas regras da nova gestão.
- Inauguração da estação Campo Belo em Abril, concluindo a expansão da Linha 5-Lilás. São 17 estações em 20 km, ligando o Capão Redondo à Chácara Klabin. Ao concluir a obra e descerrar a placa, o Governo do Estado lançou o compromisso de iniciar formalmente o projeto de ampliação da linha até o Jardim Ângela, no extremo sul de São Paulo. Mostramos aqui que o Metrô recebeu a licença prévia da extensão
Conclusão
Muito boa essa ideia do Metrô de divulgar “relatório trimestral”. Acredito que poderiam fazer essa divulgação a cada encerramento de trimestre.
Transparência.
E sobre a linha de metro que seguirá em direção à Vila Brasilândia?
De acordo com o Governador Doria hoje em entrevista, disse que a obra será retomada ainda esse ano
Linha amarela, estação Vila Sônia, será que entregam neste século?
Plano é para o meio de 2020
Fernando esses estudos da estação do Jardim Ângela quanto tempo demora para ficar pronto os estudos
Não sei se vão contratar estudos ou fazer internamente. Fica difícil estimar
Século 22.