O assunto é sério. O Metrô divulgou hoje o edital para prestação de serviços contra acesso e permanência de pombos nas edificações.
De acordo com a justificativa do Metrô: “há uma grande quantidade de pombos que causam transtornos nas áreas internas (plataformas, salas técnicas, salas operacionais, etc.) e no entorno, como terminais de ônibus, entre outros.
Sobre a especificação do serviço: “trata-se da implantação de ações de forma a impedir a permanência de pombos nas estruturas das edificações nas áreas internas das estações e terminais de ônibus”.
A ideia é realizar as seguintes ações:
- Manejo dos pombos urbanos, atendendo a todos os requisitos legais;
- Instalação de barreiras físicas, como espículas e telas de proteção.
De acordo com o documento: “O manejo destes animais não pode ser feito de forma que haja maus tratos, nem causar sofrimento, conforme Lei Federal n°9605/1998, de Crimes Ambientais” e deixa claro que é proibido o uso de iscas envenenadas.
O pregão eletrônico acontecerá dia 11 de março e o valor estimado do orçamento é de R$ 252 mil reais. O prazo de vigência do contrato é de 14 meses, sendo que o prazo de execução dos serviços são de 9 meses.
Riscos a saúde
Para quem nãos sabe, pombos podem causar doenças como a criptococose (ataca pulmão e sistema nervoso central) e a histoplasmose (causa micose profunda e afeta órgãos internos), além de intoxicações alimentares, alergias e dermatites.
O controle dos pombos é feito com a redução da oferta de alimentos.
Em junho de 2018 o Prefeito Bruno Covas sancionou a Lei nº 16.914/18 especifica que é proibido alimentar ou manter alojamento de pombos domésticos
De acordo com a justificativa para criação da lei, “as fezes dos pombos são ácidas e corroem monumentos em pedra, em especial de mármore e podem comprometer o aproveitamento de água de reúso, caso infestem telhados“.
O Art. 3º da lei é bem claro ” Os proprietários de imóveis com infestação de pombos deverão providenciar redes e outros obstáculos visando dificultar o seu pouso e nidificação.”
Conclusão
A população tem que ajudar também. Você que gosta de comer no trem e jogar o lixo no chão, plataforma ou na entrada da estação do trem ou na estação do Metrô, não está ciente das consequências dos seus atos.
As doenças são graves, uma delas a toxoplasmose, que afeta bastante as mulheres grávidas. Leia aqui a lista das 5 doenças causadas pelos pombos.
no Ultimo Domingo (17) estive Passando na Estação Bresser, em Cima da Lage do Posto Policial (Antiga Rodoviaria), Tinha Uma Infestação de Pombos.
A estação Bresser-Mooca está infestada de pombos, principalmente pelo lado Brás. O acesso as escadas rolantes, e a própria passarela tem uma quantidade absurda de pombas.