No mesmo dia em que todos nós estávamos deslumbrados com as inaugurações das Estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin da Linha 5 Lilás, o Metrô assinou um segundo aditivo para as obras da Estação Campo Belo.
Lembram que em agosto fiz um artigo sobre um aditivo das obras das recentes inaugurações? Na época elas estavam prometidas para agosto e a Assessoria de Imprensa do Metrô disse que ele não impactaria no prazo das inaugurações de agosto? E que no final das contas de fato impactou ficou para setembro? Então…
Hoje divulgo um novo aditivo assinado pelo Metrô no dia 28 de setembro de 2018 do contrato de “execução de obras civis no Viaduto Santo Amaro; na Estação Campo belo e no poço VSE Jesuíno Maciel da Linha 5 – Lilás”
Assim o novo prazo de conclusão da Estação ficará para o primeiro trimestre de 2019. O aditivo prorroga em 3 meses e 9 dias o prazo de vigência contratual. Não necessariamente a obra irá demorar tudo isso pois ainda tem a desmobilização da obra. Então na minha análise o novo prazo será fevereiro de 2019.
A Estação
Para quem não sabe, o novo viaduto faz parte da Estação. Ela ficará por baixo do viaduto no lado centro e contará com dois bicicletários e uma nova parada de ônibus, alem de um grande projeto de reurbanização.
O Ferroviando analisou o projeto executivo e fez uma sobreposição da imagem do Viaduto Santo Amaro e da Estação Campo Belo com imagens do Google Earth para os nossos leitores terem uma noção da reurbanização que a Estação causará na região. Vejam também onde serão as entradas da estação. Confira:
Novo Viaduto
Quem acompanha nossas redes sociais sabe que semanalmente postamos fotos da evolução das obras do Metrô, incluindo a construção do viaduto da Av. Santo Amaro sobre a Av. Roberto Marinho e tem ciência que o prazo de dezembro realmente não era factível.
Recentemente foi feita a junção dos balanços sucessivos conectando o viaduto do lado centro com o lado bairro e foi iniciado o lixamento e a pintura tinta anti-vandalismo. Vejam algumas fotos de 30 de setembro:
Conclusão
Não, não contatamos o Metrô para dar uma nota sobre esse aditivo. O motivo é simples: a resposta seria que não teria impacto no prazo. A título de exemplo, semana passada questionamos o Metrô sobre a retomada do contrato de lançamento de vigas-trilho da Linha 17 Ouro. Fizemos – modéstia parte – perguntas bem elaboradas e a resposta foi curta:
Perguntas do Ferroviando:
- Qual a previsão para a retomada de fato desse contrato?
- O que foi feito pelo consórcio nesses 50 dias após a decisão da justiça?
- Teremos lançamentos de vigas-trilho nesse trecho da marginal ainda esse ano? Se sim, quando?
- Qual o novo prazo de entrega da obra? 2019 já não é mais factível
- A Scomi já construiu pelo menos uma composição do monotrilho?
- Qual a previsão de chegada do primeiro monotrilho da Scomi?
- Quando as obras no saguão do Aeroporto de Congonhas serão iniciadas?
Resposta do Metrô: “Sobre o referido contrato, o Metrô está em processo de renegociação de cronograma.”
Não é fácil ser blogueiro….
Por estes atrasos Alkmin perdeu a presidência.
Um mole!!
Mas o vice dele está está no segundo turno
Sim, mas o partido é outro. Quanto ao candidato do PSDB para o segundo turno, estou torcendo para ele voltar para casa.
Como sempre esses aditivos interessa para muita gente além das empresas contratadas.
Fernando, existe algum artigo com mais detalhes sobre as obras no saguão de Congonhas e/ou sobre a ligação entre a Estação e o Aeroporto? Será usada a passarela existente? (diga-se, muito bonita após a reforma)
Será feita por um túnel passando embaixo da avenida e com saída direto no saguão. Não tenho nada das obras do saguão.
Já está na hora de estender o horário das estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.
Uma coisa que me incomoda muito e a linha 9 da CPTM que irá até o Varginha poderiam fazer uma extensão até Parelheiros onde ajudaria muito a população bdo extremo sul da capital. E digo mais, se extende-se até Eng. Marsilac poderiam fazer uma nova linha para o litoral. São coisas que o Estado poderia fazer para ganharmos mobilidade.
Paralheiros é área de proteção aos mananciais. Não pode.
Excelente trabalho de divulgação das obras.
A título de curiosidade, o novo viaduto também se chamará “Viaduto Santo Amaro”?
Visto que a estrutura que passa sobre a Av. dos Bandeirantes já tem esse nome.
Muito provavelmente terá outro nome. Valeu!
A princípio, parabenizo pelo excelente trabalho. Vi as plantas e surge a dúvida sobre a segurança nos baixos do viaduto. Tanto pelo fato de ter os bicicletários e passagem para os usuários e pedestres, como por possíveis situações causadas por moradores de rua/outros.
A princípio, parabenizo pelo trabalho. Conforme os projetos, aparentemente as áreas sob o viaduto estarão abertas, com os bicicletários e entradas, donde indago se tem conhecimento de como será a segurança, tanto aos usuários como aos pedestres e outros indivíduos frente a possível instalação de meliantes. Grata.
Obrigado. Não tenho informações ainda
Dentro da estação tem interligação subiterranea para o monotrilho?