Inaugurado em abril de 2018, o trecho da Linha 15 Prata entre as estações São Lucas e Vila União terá o horário de operação estendido no próximo sábado, 01 de dezembro, após 9 meses de testes.
Em 30 de julho, o horário havia sido estendido em 1 hora e desde então as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União abrem às 9 horas e fecham às 16 horas.
A partir do próximo sábado, o novo horário será das 6h às 20h com cobrança de tarifa.
Quem sabe se 15 dias depois do novo horário teremos o tão aguardado horário integral, que foi prometido para final de 2018.
Em 23 de agosto, foi ouvido nos alto-falantes da Linha 15 que o horário seria estendido em 24 de agosto, mas posteriormente o Metrô negou e disse que ocorreu um equívoco.
Desde 30 de julho, foram pelo menos 12 testes com a linha fechada aos finais de semana (com base nos releases de imprensa).
A meta inicial para o horário integral era novembro mas a Bombardier teve que fazer ajustes adicionais nas portas da plataforma. Esses ajustes foram finalizados no último feriado.
O Ferroviando ficou sabendo que ontem (27) houve uma reunião para decidir os detalhes da extensão do horário e assim foi dado o início das ações para a operacionalização. Ainda há pendências a serem resolvidas mas o horário já pode ser estendido.
Operação
A dúvida agora é quando a linha irá operar com o headway (intervalo entre os trens) de 90 segundos previsto inicialmente – que dificilmente será o intervalo do horário estendido. Muito provavelmente será de 5 a 6 minutos.
Durante a operação assistida a velocidade do trecho em testes estava limitado em 27km/h. Mas nos testes aos finais de semana, com a linha fechada, ficamos sabendo que em alguns trechos foi possível chegar a 70km/h.
Com o horário estendido a nova velocidade será 50 km/h com 10 trens no pico e 6 no vale.
Vejam o detalhamento das características do monotrilho da Linha 15 em apresentação realizada em 2013 na 19º Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP.
Novas Estações
A Estação Jardim Planalto era para ter sido inaugurada em abril juntamente com as obras mas não houve tempo hábil de conclui-la. Posteriormente ficou para julho, depois agosto e recentemente mostramos que as obras estavam abandonadas.
O Metrô recentemente rescindiu o contrato com uma das empresas que havia abandonado as obras do trecho e com isso a nova previsão para conclusão e finalização das estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus ficou para outubro de 2019.
finalmente, alguma coisa de bom para a Zona Leste. Agora é inadmissível a jardim planalto ficar prevista para Outubro de 2019, ela esta pronta, os trens já chega até ela, como pode isso. E nós sabemos que previsão nunca é cumprida, a não ser depois de prorrogar umas dez vezes.
Eu acredito que Jardim Planalto, junto com as outras três estações faltantes podem ser inauguradas antes, isso se a licitação tardar no máximo até maio ou junho, entendendo-se que estão próximas do fim.
Deviam levar a linha 15, no mínimo, até o Ipiranga, pra distribuir o fluxo de passageiros.
Já tem projeto para isso.
E onde seria essa estação no Ipiranga?
Leia aqui: https://www.ferroviando.com.br/monotrilho-da-linha-15-prata-no-ipiranga-e-cidade-tiradentes-somente-na-proxima-decada/
Nos vamos trabalhar em ônibus lotados sujos.
Muitas vezes o ônibus quebra,por falta de manutenção.
Pagamos uma tarifa cara pela qualidade.
O monotrilho virou piadada
Eles dão um prazo aí depois outro pra.
Cadê o órgão que administra fiscaliza datas
Vergonha muita vergonha
Tem muito material sendo estragado
Pouco caso com o dinheiro público
E com o povo
Esses tucanos ****, Geraldo Alckmin ,Doria e Serra três **** só presta pra **** com a população de São Paulo isso era pra está pronto fas anos dandos de ladrões.
Espero que seja realmente cumprido esse prazo do dia 01-12. Se não vai virar palhaçada .
Fernando , nesse novo horário vai abrir de final de semana ou vai ficar limitado de segunda a sexta ?
Final de semana também afinal o primeiro dia do novo horário será sábado. Salvo mudança de última hora
POR CAUSA DA POLITICA NOJENTA A LINHA PRATA FOI AMPUTADA ERA PARA VIR ATÉ PARQUE D.PEDROII , EM CONSEQUENCIA QUE PERDEU FOI O CONTRIBUINTE, ,,PARA NÃO DAR O BRAÇO A TORCER PARA O MALUF.. E HOJE TODOS SABEM QUE MALUF É UM SANTO PERTO DO PSDB