Continuando mais um artigo da prestação de contas do Secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy na Assembléia Legislativa, no tópico de investimentos, no slide da Linha 4 Amarela que fala da extensão até Taboão da Serra foi dito que:
“Negociações em curso com a Concessionária para viabilização da construção do trecho“
Recentemente falamos da extensão, que será de 3,4 km, com mais duas estações e terá uma demanda estimada de mais 89 mil passageiros por dia. Conforme dito pelo secretário, a estimativa de custo está em estágio inicial: R$ 2,89 bilhões.
Para chegar nesse valor, o Metrô usou o custo médio de 850 milhões/quilômetro.
A novidade é que uma das estações será na Av. Guilherme Dummont Villares com a Av. Francisco Morato e não mais próximo do Parque Chácara do Jockey.
Confira:
Extensão da Linha 5 até o Jardim Ângela
Assim como na Linha 4, a extensão da linha 5 Lilás até o Jardim Ângela também está sendo negociada com a concessionária, ViaMobilidade, conforme apresentação:
“Negociações em curso com a Concessionária para viabilização da construção do trecho“
Serão mais 4,1 km, com 3 novas estações, 12 novos trens e mais 114 mil passageiros por dia. A previsão de início das obras é 2021 com previsão de término para 2024
A extensão será subterrânea e não por via elevada como é no trecho entre Santo Amaro e Capão Redondo.
CCR Mobilidade
Resta saber como estão as negociações com a CCR Mobilidade. Não temos informações do que está sendo negociado e prazos.
Em uma entrevista por e-mail ao Ferroviando, que irá ao ar logo mais, o Presidente da CCR Mobilidade Luís Valença quando perguntado sobre fazer consórcio com uma construtora para participar de uma possível PPP Plena disse:
A resposta abaixo não tem relação com a negociação da extensão mas acreditamos que é uma informação relevante para esse artigo:
“O Grupo CCR, por meio da CCR Mobilidade, é um operador de serviços de infraestrutura, com capacidade técnica e robustez financeira para participar dos leilões como tal. Para a companhia, a obra é uma etapa do projeto que será contratada considerando três variáveis – a melhor técnica construtiva, a melhor capacidade de execução no prazo definido e o melhor custo. Como operador de infraestrutura, o Grupo CCR trabalha com a perspectiva de ter o projeto para operar, transportar pessoas com qualidade e conforto. Assim sendo, a obra é meio, uma etapa do projeto, que pode ser contratada no mercado, em diferentes modalidades. A companhia já desenvolveu e aplica modelos de contrato que dão conta disso de forma positiva“
Na época da entrevista não tínhamos conhecimento desse negociação com a ViaQuatro para o projeto da extensão a Linha 4 Amarela até o Taboão da Serra.
Na extensão até Taboão da Serra não consegui identificar a construção de um Terminal de Ônibus interestadual com saída para o sul do Brasil que seria muito bom reduzindo em mais de 1 hora o tempo de viagem.
Seria perfeito. Hoje eu sei que alguns ônibus que saem do Tiete, param na rodoviária do Embu
Espero que a linha 4 chegue até o Taboão mesmo, traria uma diminuição tremenda no trânsito da Francisco Morato. A dúvida é onde seria, em sites antigos tem medição na praça central da cidade, mas diz a lenda que aproveitaria o enorme espaço que tem na região do Hipermercado ali e piscinão….
Bom espero que aprovem!!! Abs
Fernando quanto tempo demora para um projeto funcional ficar pronto para saber as rotas e aonde ficarão as estações?
Como pro exemplo da linha 5 lilás até o Jardim Ângela
Não faço ideia
A verdade é que o túnel já está na altura da chácara do jockey falta eles decidirem quanto vai custar no final
Fernando, moro em Taboão, e pelo mapa novo, a estação não será mais no Extra, isso é confirmado? Pode me mandar a foto por email com alta resolução pra eu ver o mapa?
O ponto exato não está definido. Questionei isso. É apenas um ponto aproximado de alguém que fez o PowerPoint/apresentação
Fernando, na frente de casa tem a estação ferroviária presidente Altino e na entrada da estação existe uma escadaria que está desmoronando… Quem é responsável pela manutenção? É a CPTM ou a prefeitura de São Paulo?
Provavelmente CPTM. Eu questionaria ambos
A estação Presidente Altino está localizada em Osasco.
Sim, Guilherme D. Villares é o melhor lugar para captar o máximo de fluxos de passageiros, boa notícia.
Rodovíária de intermunicipais e interestaduais precisaria ficar bem mais longe do Centro de Taboão – junto ao estacionamento do Shoping, por exemplo. E levar L4 até lá, como já foi estudado.
Obra de estação na região do piscinão PRECISA incluir uma trincheira/túnel aberto que discipline decentemente entrada/saída da Régis Bittencourt, a exemplo de São Bernardo.
É fato que uma estação vai ser na Av. Guilherme Dummont Villares com a Av. Francisco Morato e não mais próximo do Parque Chácara do Jockey ou ainda é especulação? Há alguma chance de ser mantida na Chácara? Faria muito mais sentido ser ao lado do parque.
É definitivo que não será mais na Chacara do Jockei e sim na Guilherme? Na minha opinião faria mais sentido uma estação ao lado do parque
Começa às promessas sempre na véspera das eleições , o povo de Taboão está cansado de mentiras , falar promessas , já são 20 anos destas promessas , Taboão elegeu e reelegeu o prefeito atual por duas vezes, também a deputada estadual , esposa do prefeito , estamos cansados de promessas nas vésperas das eleições , “metrô” está pegadinha não cola mais.
Metrô é responsabilidade do Estado e não da Prefeitura. Prefeito não pode prometer Metrô pois não depende dele.
Fernando , mas como temos no comando o PSDB tanto no Município quanto no Estado, eles se comunicam em todos mandatos. E realmente o PSDB só vem prometendo. Precisamos de um sujeito como o seu Aprígio na prefeitura. Um sujeito que sempre se interessou pelo o povo. Basta ver a cooperativa que montou e construiu vários prédios na cidade de Taboão da Serra. Sabe Fernando, nós que temos um pouco de conhecimento temos que começar a nos mover, para mudar este país. Assim como você fez montando este site e mantendo a população informada. Eu também tenho um projeto em pratica, que quero leva-lo para todo o Brasil e se possível ao mundo.
Concordo plenamente com você. Teríamos que eleger sujeitos igual o seu Aprígio. Um construtor e verdadeiro trabalhador que se interessa de verdade pelo povo. Estamos cansados deste PSDB, Fernando Fernandes e Analice. É tudo propaganda este PSDB.
Na boa, acreditem se quiser nessas expansões eles não tem a capacidade de fazer o simples que é levar o monotrilho até Paraisópolis que esta ao lado da futura estação morumbi vcs acham que vão levar a linha 4 até taboão? mais esses politicos safados vivem de prometer e prometer.
E a Extensão da Linha 5 para o Ipiranga (Linha 10 e futura linha 15)? Nenhuma novidade quanto a traçado, futuras estações? Sinceramente, estações subterrâneas ao longo da Av. Ricardo Jafet, ainda que num bairro densamente povoado como o tradicional Ipiranga, não creio que seja a melhor opção. Entretanto, em elevado é praticamente inviável, face as muitas desapropriações que deveriam ser feitas, questões judiciais, prazos longínquos. E, por falar na Estação Ipiranga, ainda espero pelas estações-fantasmas do Expresso Tiradentes, dentre as quais a CPTM Ipiranga, ainda que com acesso pago à CPTM, monotrilho prata (que, na minha modesta opinião, deveria era ir até o Brás, em via elevada, imagina o transtorno) e, quem sabe, Linha 5 Lilás.
Quanto a extensão da linha 4 na outra “ponta”:
Por que não levar a linha da estação da Luz até Guarulhos, em vez do projeto da linha 19 ?