Conforme antecipado pelo ViaTrólebus, a CPTM divulgou hoje informações sobre a inauguração do serviço Connect da Linha 13 Jade.
O início do serviço está programado para próxima quarta-feira, dia 03 de outubro.
Apesar de ser oficializado somente hoje pela CPTM, no PA das estações o anúncio da inauguração já era ouvido pelos usuários desde quinta-feira passada.
O serviço Connect terá viagens entre a Estação Brás e a Estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13 nos horários de pico, sem a necessidade de transferência na Estação Engenheiro Goulart. Neste serviço, o trem para em todas as estações para embarque e desembarque e o valor da tarifa será o mesmo do trem metropolitano, que hoje custa R$ 4. O tempo total do trajeto será de 35 minutos.
Serão realizadas seis viagens em cada sentido nos seguintes horários:
- Dias úteis: 6h20, 7h00, 7h40, 18h00, 18h40 e 19h20.
- Sábados: 6h20, 7h00 e 7h40
- Domingos: não funcionará
O serviço regular da Linha 13 tem os seguintes intervalos:
- Dias úteis: 20 minutos entre 5h e 8h e entre 17h e 20h.
- Demais dias e horários: 30 minutos
Esse serviço estava inicialmente planejado para julho mas foi adiado assim como o Expresso Aeroporto.
Expresso Aeroporto
Pelo que apuramos extra-oficialmente o Expresso Aeroporto tem previsão de ser inaugurado semana que vem, dia 10 de outubro.
Novo Bilhete
Semana passada a Secretaria dos Transportes Metropolitanos criou o bilhete exclusivo para esse serviço expresso que custará R$ 8 reais e terá bilheteria e bloqueios exclusivos. Veja detalhes da publicação do diário oficial:
Linha 13
Desde que foi inaugurada a estação Engenheiro Goulart teve um crescimento de demanda de 14%. Já na Estação Aeroporto – Guarulhos o crescimento foi de 30%. O maior crescimento fica por conta da Estação CECAP: 33%
A expectativa da CPTM é que a linha 13 tenha uma demanda de 120 mil passageiros por dia útil.
Essa linha tinha que ser estendida até a Luz pra se conectar a Linha 4-Amarela em horário pleno e não dessa forma, que mais me parece uma gambiarra.
Concordo! Deveriam prolongar a linha 15 até a estação brás do metrô. Se vão prolongar até a estação ipiranga (CPTM), já estende até a estação brás.
Luz não comporta mais uma linha regular em horário de pico. Só tem 4 plataformas que já são utilizadas pelas linhas 7 e 11.
Além disso, a centenária Estação da Luz está saturada e opera no limite do limite, com 3 linhas terminando ali.
Novas linhas na luz só com a construção de uma nova estação luz. Qualquer outra gambiarra ou puxadinhos apenas irá afetar duramente a operação das linhas 11 e 12.
Tanto é que o Expresso Aeroporto só irá operar fora dos horários de pico!
Falando em Expresso Aeroporto a previsão é de inaugurar em 10 a 20 dias e não dia 10/10 como eu falei.
Deveria o serviço connect funciona o dia todo por que a linha 13 jade e muito pequena
A Linha 12 Safira já é ruim, imagina com vários trens indo e voltando pra Guarulhos no mesmo trilho em todo o horário?
Tinha que melhorar a estrutura da linha primeiro.
Eu só acho que eles deveriam priorizar mais o expresso deveriam ter mais viajem a transferência na engenheiro Goulart além de ser demorado é muito ruim trem lotado todos os dias.
O expresso entre as estações aeroporto Guarulhos e estação da luz será o mesmo horário que vai até a estação Brás?
Ainda não há informações sobre isso
Afinal, quando teremos um serviço de trem ou metrô ou monotrilho expresso que permita aos passageiros desembarcarem dentro do aeroporto como nas melhores cidades do mundo? O que há hoje é uma autêntica gambiarra. Até a rodoviária Tietê ganha do aeroporto!