De acordo com matéria do “Metro Jornal”, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy afirmou ontem, em evento com jornalistas na sede da STM, que a conexão da Linha 13 Jade com o Aeroporto de Guarulhos deverá ser feita por passarelas com esteiras rolantes.
Assim os ônibus que hoje complementam a viagem, não oferecerão mais o serviço. A ideia é que o investimento seja feito pelo concessionário. O People Mover foi descartado.
Em coletiva mês passado o Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia disse: “a primeira opção é passarela móvel, uma esteira rolante. Tem várias esteiras que estão sendo desativadas do sistema do Metrô e por falta de uso nós queremos aproveitar essas esteiras já existentes, mas com um serviço de qualidade para que o passageiro se sinta atraído a ir ao Aeroporto de trem“
Confira o áudio:
Esteiras rolantes
Em outubro de 2018, publicamos em primeira mão que as esteiras rolantes da interligação das Estações Paulista com Consolação seriam retiradas. Em novembro noticiamos que elas seriam utilizadas na Estação Clínicas.
Acredito que as esteiras seriam muito bem utilizadas na estação da Linha 2 Verde pelos pacientes dos hospitais da região. Como elas não são suficientes para atender os 1,4 km da interligação da Estação Aeroporto da CPTM com Aeroporto de Guarulhos, novas teriam que ser compradas. Portanto poderiam instalar as esteiras em Clínicas e fossem compradas novas esteiras exclusivas para a Linha 13 Jade.
O ideal mesmo na verdade era o People Mover….
Um pouco sem sentido a explicação do Secretário, mesmo.
Salvo melhor juízo, as esteiras da Consolação não têm nem 50 metros de extensão, cada. Não há realmente razão para se querer reaproveitá-las na Linha 13, especialmente se a concessionária do aeroporto carregar a responsabilidade de fazer a ligação (eles que comprem as esteiras).
Ainda, considerando uma velocidade operacional média de 3 km/h das esteiras (superior até à de 2,2km/h empregada na Consolação), a “viagem” de 1,4km entre a estação Aeroporto e os Terminais 2 e 3 levaria quase meia hora…
Quem pegar o Connect e desembarcar no Tatuapé conseguirá chegar no Terminal 3 de ônibus quase tão rápido como quem continuar viagem até a estação Aeroporto pra pegar as esteiras!
Concordo!
Se não for em horário de pico, claro….
Os primeiros governantes fizeram a meta e agora o atual,o gestor que senta em cima.eles tem que. Tomar vergonha na cara e fazer uma estação próximo a terminal 3.e mais inteligente.
concordo plenamente, é ridiculouma passarela de quase um kilometro e meio, só no Brasil essas palhaçadas..pqp
A estação não foi construída dentro do aeroporto por causa de embargos da GRU Airport. No entanto, a solução do People Mover que já era péssima se tornou ainda pior com a questão de esteiras. Enquanto isso, as linhas 2 verde, 6 laranja e 18 bronze não são nem sequer comentadas pelo tal gestor, ou melhor, gestor lixo; a linha 15 prata é um verdadeiro caso de descalabro grosseiro, seja com a população, seja por má gestão de projeto. Tomara que em 2022 São Paulo acorde e faça justiça.
Senhores,
Em nenhum lugar do mundo veja tamanha insanidade. 1,4 Km de esteira para chegar ao terminal antigo e depois mais 800m de caminhada para chegar no terminal 3 carregando malas… Claro, depois de 6 ou 7 baldeações…. sendo sincero, era melhor não ter feito o trem
Na verdade ninguém quer descascar o abacaxi… e a concessão dos caras acaba em pouco mais de 10 anos.
Se o Atual Governador achou um absurdo a posição da estação Guarulhos, mais absurda ainda é querer “solucionar” a interligação com esteiras! O people mover parece que seria o ideal e o mais lógico. Imaginem o “conforto” em andar 1km com malas…
Comentário perfeito.
Isso nao pode ser serio, por pior que seja com os onibus, o servico funciona, e em menos de 10 (dez!) minutos vc sai da estacao e vai ate o terminal 2 ou sai do T3 e vai ate a estcacao.
Não consigo imaginar uma pessoa arrastando malas, mesmo que em esteiras rolantes, por uma extensão de 1,4 kilômetros até chegar aos terminais do aeroporto.