Quem mora ou trabalha na Zona Sul de São Paulo com certeza já teve que usar a Estação Pinheiros da Linha 4 Amarela e suas famosas escadas rolantes ao longo dos seus 31,25 m de profundidade.
Antes da inauguração do horário integral da Linha 5 Lilás em outubro de 2017, a Estação Pinheiros era única responsável pela integração com as outras linhas do Metrô, no centro de São Paulo, dos passageiros que vinham do extremo Sul de São Paulo, tanto pela Linha 9 Esmeralda quanto pela Linha 5 Lilás.
Com a implantação da Fase II da Linha 4 Amarela (Luz – Vila Sônia), o Metrô realizou um estudo que foi verificada a necessidade de instalar escadas rolantes adicionais.
Da estações da Fase II temos a Estação São Paulo Morumbi que passou a funcionar em horário integral em outubro do ano passado e a Estação Vila Sônia que está prevista para 2020. E há ainda planos de ir até Taboão.
Estação Pinheiros
Mesmo com a nova alternativa de chegar ao centro usando a Linha 5 Lilás, a Estação Pinheiros da Linha 4 continua tendo um fluxo intenso de passageiros. É notável o acúmulo de passageiros para “embarcar” na escada rolante.
De acordo com o Metrô, “o estudo desenvolvido se baseia em informações operacionais e leva em consideração projeções de demanda, com a implantação da Fase II da Linha 4 Amarela e simula cenários que impactam na Estação Pinheiros, como a integração da Linha 9 Esmeralda da CPTM“.
A ideia é que sejam instaladas 8 escadas rolantes adicionais.
Há de se notar que a Estação já foi projetada e construída para essa expansão. Vejam os espaços reservados para as novas escadas rolantes:
Estação Faria Lima
A Estação Faria Lima também contará com novos equipamentos:
“Com relação a Estação Faria Lima o estudo aponta a necessidade da instalação de 1 Elevador e 1 Escada Rolante, considerando o fluxo de usuários, com destaque para portadores de necessidades especiais, que se dirigem ao CREA, sendo que 67% dos usuários desta estação utilizam este acesso da estação”
Prazos
De acordo com o Metrô a estimativa é que o edital de licitação seja publicado em março de 2019. O prazo de fabricação estimado é de 12 meses, após assinatura do contrato.
O Metrô, sendo proprietário da linha, ficará responsável pela compra e a concessionária ViaQuatro, responsável pela manutenção.
O metrô responsável pela implantação numa linha CONCESSIONADA e outras linhas em situações piores não ganham a devida atenção, essa concessão é uma mãe.
O princípio é o mesmo de uma casa alugada. Faz sentido o inquilino ter que custear as obras de melhoria? O Metrô ainda é o dono da linha.
Inquilino não lucra com a casa alugada. Se alugar um espaço comercial e o negócio não der tão certo, o prejuízo também é dele, o dono não tira dinheiro dos outros imóveis para repassar para ele.
Foi uma analogia simples. A maioria dos leitores desconhecem contratos comerciais de imóveis.
Um proprietário faria melhorias na casa do inquilino se ainda fosse necessário fazer melhorias na sua
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Um proprietário faria melhorias na casa do inquilino se ainda fosse necessário essas melhorias na sua própria casa?
Enquanto isso, a estação Armênia da linha azul só tem uma escada rolante em cada entrada e elas só vão até metade do caminho para a plataforma, o restante temos de seguir nas escadas fixas. Ontem, 25 de fevereiro de 2019, vi uma moça se matando para descer carregando uma mala enorme porque as rodinhas são inúteis na metade do caminho.