Segunda-feira (11) divulgamos o cronograma de implantação das Portas de Plataforma (PSD) da Linha 5 Lilás. Hoje recebemos imagens de tapumes instalados na Estação Hospital São Paulo, ou seja, será a próxima estação a ter as tão esperadas portas.
Ontem diversos jornalistas se reuniram com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, o presidente da CPTM, Pedron Tegon Moro e com o presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira.
Como resultado na reunião, o jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria sobre o Metrô cogitar fechar futuramente as estações para instalação das portas de plataforma, pois somente instalação noturna é muito pouco tempo. Foi o que falamos também aqui sobre as PSD da Linha 5.
Hoje a Estação Hospital São Paulo amanheceu com tapumes na plataforma, indicando que ela será a próxima a ter as PSD, igual ao que aconteceu com a Estação AACD-Servidor.
Confiram as fotos:
Fechamento das estações
Li muitos comentários na internet e a maioria é a favor do fechamento. Alguns poucos são contra.
Acredito que sim, fechar é a melhor alternativa. Vejam o caso da Estação AACD-Servidor. Em 10 dias do início de fato da instalação das PSD, existem suportes em pouco mais de metade de uma plataforma. Nesse ritmo realmente só veremos elas funcionando em Julho de 2019.
Lembrando que antes da instalação tiveram que ser feitas várias medições na plataforma para que tudo encaixe perfeitamente. Para ter uma ideia, os tapumes da Estação AACD-Servidor foram vistos por volta do início de dezembro, ou seja, foram 2 meses para ser iniciada a instalação dos suportes.
Espero que o Metrô, Bombardier e a ViaMobilidade entrem em acordo para o fechamento das estações da Linha 5 também. Até como um projeto piloto para as outras linhas do Metrô.
Confiram as foto de hoje:
Conclusão
O que é mais importante: fechar a estação para garantir mais segurança aos usuários ou seu passeio de domingo? Pergunta retórica.
O transporte tem alternativas, a vida não.
Por que não interditar apenas uma plataforma de cada vez?
Em um final de semana interdita-se a via sentido capão redondo, por ex e no outro intetdita-se a via sentido chácara klabin.
Não dá porque teriam funcionários trabalhando na plataforma e na via e seria muito arriscado.