Ontem o Metrô divulgou fotos das obras do mês de Maio/2018. Nada muito diferente do que é mostrado todo mês (a crítica disso fica para outra matéria). Mas reparando nos detalhes vemos que a Estação AACD-Servidor está muito próxima de ser inaugurada. Mas será que realmente agora é o momento certo?
Nas fotos podemos ver que escadas rolantes, bloqueios e sistemas de incêndios já estão instalados. Os monitores institucionais também já estão funcionando. O que não sabemos é se já foram feitos os testes de comissionamento. Pelas fotos, os elevadores também aparentam não estarem prontos.
Corre um boato que a Estação AACD-Servidor inauguraria dia 30/06. Somos contra, afinal a operação da linha da mesma forma como é feita hoje com Eucaliptos não é o ideal e causa muitos transtornos tanto para população – a exemplo de trens muito tempo parados na plataforma- quanto para a operação do Metrô. O ideal seria aguardar mais. Mas até quando?
O blog acredita que as estações restantes deveriam ser inauguradas após o início da operação do consórcio da Via Mobilidade, que começa oficialmente em 04/08 (120 dias após a assinatura do contrato de concessão). Seria a melhor estratégia, desconsiderando questões políticas.
Explicamos: nessa estratégia de inauguração, o Metrô não precisaria deslocar funcionários até as novas estações para ficar por poucas semanas. Em meio a um Plano de Demissão Voluntário e a dois meses da Via Mobilidade assumir a linha, não sabemos se há funcionários suficientes para as 4 estações restantes, por isso a estratégia de inaugurar com funcionários da Via Mobilidade, consórcio ganhador da concessão das Linhas 5-Lilás e 17-Ouro em janeiro de 2018. Mas sabemos que é difícil desconsiderar questões políticas.
Há outras questões também a serem levadas em conta nesse prazo de Agosto, como a Bombardier entregar o sistema de sinalização e o Metrô corrigir o problema do AMV X51 (localizado logo após Moema) que está travado mecanicamente. Alem de finalizar os AMV X52 (entre Santa Cruz e Chácara Klabin) e X53 (após Klabin). Sem eles estarem plenamente funcionais e testados, não tem como inaugurar a integração com a Linha 2-Verde de Linha 1-Azul.
Sobre a ausência de fotos internas da Estação Chácara Klabin e Santa Cruz, muito provavelmente é porque que as portas de plataforma em ambas estações já estão sendo instaladas e o ritmo de finalização do acabamento interno está intenso.
Veja fotos das PSD na plataforma em visita que o blog fez recentemente a Chácara Klabin:
Acreditamos que até o início da operação da Via Mobilidade, o Metrô consegue resolver todas essas pendências afinal tem técnicos muito capacitados e responsáveis.
Como usuário quero que inaugure logo, mas como técnico, prefiro que seja tudo 100% testado. Nesse ponto concordo com o consultor Peter Alouche em artigo publicado recentemente na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP): “Só depois dos testes consolidados e aprovados é que a data da inauguração era fixada. Hoje o que se constata não é exatamente isso.”
Sinceramente não acredito que é culpa do Metrô/STM.
Se há condições técnicas para inaugurar, ainda que parcialmente, me parece que o melhor é abrir sim a estação. Os benefícios à população são maiores.
realmente, essa estação AACD Servidor já esta pronta a tempos, tem que inaugurar logo, pois vai benificiar e muito usuários que precisam ir até o hospital