Em coletiva hoje a no Palácio dos Bandeirantes, o Governador João Doria, o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, anunciaram a ligação por monotrilho dos 3 terminais do Aeroporto de Cumbica – Aeroporto Internacional de Guarulhos – com a Linha 13 Jade da CPTM. Previsão de funcionamento para maio de 2021.
A previsão é que as obras comecem em setembro de 2019 com a emissão da ordem de serviço.
No anúncio o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy apresentou a solução de 2.6 km, que não precisará de desapropriação por ser área do Governo Federal, concedida à GRU Airport.
No início do ano já havíamos questionado o Governador João Doria sobre o People Mover (monotrilho) utilizando-se da extensão do prazo de concessão com a GRU Airport. Na época o monotrilho era uma das opções.
Posteriormente foi aventado a hipótese de uma esteira rolante. E hoje temos o anúncio oficial do People Mover para a Linha 13 – felizmente!
Como era previsto, os investimentos serão feitos pela GRU Airport que hoje pagam um outorga ao Governo Federal destinada ao Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).
De acordo com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, R$ 175 milhões, parte pequena da outorga, será utilizada para viabilizar o monotrilho. Pelo aeroporto passam 44 milhões de passageiros. Quem quer acessar a CPTM hoje tem que utilizar um ônibus para acessar a Linha 13 Jade. O ministro Tarcísio comenta: “é o futuro chegando….”
Novos trens com bagageiro
De acordo com o Secretário Alexandre Baldy, está planejada a ampliação da quantidade de viagens tanto do Expresso Aeroporto quanto do Connect. Com isso a Linha 13 terá um aumento de demanda. A estimativa é que uma viagem da Estação Luz ao Aeroporto será de 40 minutos. E da Paulista até o Aeroporto serão 52 minutos
Outro anúncio é que os trens com bagageiros serão disponibilizados em agosto de 2019.
Expansão da Linha 13
Existem estudos da Linha 13 Jade chegar até Bonsucesso, em Guarulhos mas de acordo com o Vice-Governador Rodrigo Garcia, ainda está em estudos mas “é um projeto de médio-longo prazo“
Pergunta importante: será igual o de Porto Alegre, que tem 1 via só ou terá 2 vias? E será gratuito a todos ou só pra quem chegar de trem pela CPTM?
Duas vias, já que terá dois trens. Não tem porque ser pago, já que no modelo atual (ônibus) é de graça. Espero que sistema seja totalmente automatizado.
Será automatizado: Automated People Mover, como diz a apresentação
FernandoG, voce sabe me dizer qual empresa vai tocar essa expansão ?
Ainda não foi divulgada tal informação
E mais uma vez a periferia de Guarulhos fica para trás, esquecida!
Um absurdo, porque não fazem a continuação da linha de trem do terminal aeroporto até o Bonsucesso, passando pelos terminais de embarque, muito triste mesmo e depois querem que aumente a quantidade de usuários da linha 13jade, nunca vai aumentar desse jeito…..
Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema mandam abraços.
Levaram o trem até lá para atender a demanda do aeroporto com um people mover!? Então a linha Jade nunca teve a intenção de ser de fato uma linha para o aeroporto, mas uma linha que passa perto do aeroporto. Além disso, não seria possível que a extensão prevista passasse próximo aos terminais, ao invés de ao longo da avenida? Isso pouparia gastos com duas linhas paralelas e o tempo de baldeação dos usuários.
Sim, o intuito principal da linha era atender Guarulhos e não o aeroporto
Se era para , realmente, atrnder a cidade de Guarulhos esta linha deveria sair de onde será construída a futura estação Tiquatira, que será integrada com a linha verde do metrô, chegar à região central de Guarulhos e ter integração com o corredor de ônibus que vem da Vila Galvão.
Do jeito que foi construída esta linha não serve direito nem para quem vai para o aeroporto e nem à maioria da população de Guarulhos. Seria melhor estender esta linha até a cidade de Arujá ou até Santa Isabel. Porém creio que os prefeitos destas cidades tenham algum receio, pois podem virar cidades dormitórios.
Com certeza dessa forma o gastos serão maiores, ou eles já não estão mais querendo terminar essa linha 13jade a menor do mundo, uma vergonha, demoraram muito para fazer essa linha e quando resolveram, fizeram com 3 estações e ainda para usá-la temos que fazer muitas baldeações… Uffa sem comentários….
A previsão é de levar a Linha 13 até o Brás também, além de Bonsucesso
Ótima notícia
Péssima notícia. As pessoas continuarão a utilizar os ônibus das companhias aéreas e os carros de aplicativos para chegar até Guarulhos. Esta obra não mudará nada já que o problema é de início e fim. Originalmente esta linha deveria sair da Luz até dentro do aeroporto, ao invés de tentarem consertar a incompetência do governo anterior, fizeram apenas um remendo. Mas o tempo é o senhor da razão, vamos aguardar e ver o que vai acontecer.
Até hj eu me pergunto o por que a estação aeroporto de guarulhos n ter 3 vias já que o serviço expresso pelo visto chegou pra ficar.
No subtítulo está Aeroporto de Congonhas com a linha 13 e não Cumbica. Qual é o correto?
só por ter botado presidente do GRU, ministro e secretário dos Transportes na mesma mesa para apresentar um projeto assim, o governador fez história. Que não subestimem sistemas e capacidades e prevejam eventuais ampliações futuras
Realmente foi interessante de se ver
Guarulhos tem mais de 1 milhão de habitantes, esperou anos pela uma ferrovia e quando chega chega uma ferrovia que não atende nem 30% da população. O outro restante da população paga um absurdo na passagem de ônibus para ir em São Paulo quase r$ 10.
Fernando. Primeiramente parabéns por informar a nós que acompanha o assunto de mobilidade urbana de forma técnica e sem gritaria de certos meios de comunicação. No projeto proposto gerou uma dúvida referente ao projeto e também na linha 13 jade da CPTM. Supondo que essa gestão Dória venha fazer a extensão ao distrito do São João iria utilizar o mesmo traçado do monotrilho ou iria utilizar um traçado alternativo?
a extensão da linha 13 utilizará um outro trajeto, diferente do monotrilho (People Mover).
Por que não vai parar na área de cargas? Seria um excelente alternativa para os empregados daquele local.
Quantos funcionários tem na área de carga? Acredito que não compensa pela baixa demanda.
Ali é uma área importante e sensível do aeroporto, na qual já frequentei. Hoje ele representa 42% de market share no transporte de carga aérea do país, com movimentação não só de empregados, mas de prestadores e usuários. Mas teria que se entender a viabilidade técnica do modal.
Eu sugiro você fazer um questionamento para a CPTM se eles avaliaram isso. É pela lei de acesso a informação. Portanto vão te responder em até 30 dias. Faça perguntas bem elaboradas de demanda, custos e etc. http://www.sic.sp.gov.br/Cadastro.aspx
Ótimo comentário!
Eu uso diariamente a linha jade pois trabalho do lado aeroporto perto do terminal 2 e os ônibus que levam os passageiros para os terminais não pode parar perto do teca aonde muita gente trabalha então eu sou obrigado a descer e ir a pé beirando a rodovia isso é uma palhaçada.
Se iniciar, minha previsão de término é 2039. Não estou brincando.
O sonho de muitos era que os trens da linha jade fossem ate o terminal 2 mais um people move e melhor do que as BIZZARRAS esteiras de 2 km
E mais uma vez a periferia de Guarulhos fica para trás, esquecida!
Um absurdo, porque não fazem a continuação da linha de trem do terminal aeroporto até o Bonsucesso, passando pelos terminais de embarque, muito triste mesmo e depois querem que aumente a quantidade de usuários da linha 13jade, nunca vai aumentar desse jeito…..
Guarulhos e parte do ABC são regiões deixadas de lado há muitos anos, e quando se lembram vêm com ideias absurdas como BRT.