Conforme publicado hoje no Diário Oficial, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) retomou a concorrência pública para a manutenção da via permanente de todas suas linhas exceto da nova Linha 13-Jade.
O objeto da licitação é: “prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva da via permanente das linhas da CPTM, com fornecimento de materiais, equipamentos e insumos.”
A abertura dos envelopes deveria ter ocorrido dia 29 do mês passado mas 4 dias antes foi adiada sine-die, ou seja, por tempo indeterminado, por causa da elevada quantidade de questionamentos feitos pelas empresas participantes.
Agora está planejada a abertura dos envelopes para os seguintes dias:
- Linha 7-Rubi e 10-Turquesa: 24 de julho às 10:00
- Linha 11-Coral e 12-Safira: 25 de julho às 10:00
- Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda: 27 de julho às 10:00
Acompanhe informações da licitação na página da CPTM
Pontos de cautela
A Linha 9-Esmeralda é a unica que não possui pontos de cautela atualmente. O restante das linhas tem problemas diversos que para soluciona-los varia entre necessidade de demolição de AMV desativado até limpeza de lastro.
A Linha 7-Rubi é a que tem mais pontos de cautela hoje. A linha liga São Paulo à Jundiaí e foi construída pela extinta São Paulo Railway. Foi inaugurada em 16 de fevereiro de 1867.
Ela também é a que tem o ponto de cautela mais antigo: 2011. São dois pontos que para solucioná-los é preciso antes fazer a construção de uma travessia. Eles ficam entre os municípios Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista (que ambos dão os nomes as estações)
Problemas de manutenção
Desde agosto de 2017 os problemas de manutenção foram agravados quando encerrou o contrato com a empresa Ferreira Guedes, responsável pela manutenção da via permanente da linha 7-Rubi e 10-Turquesa. A CPTM disse na época que a manutenção estava sendo realizada pela equipe própria, sem qualquer prejuízo aos serviços de conservação das vias.
Por vários finais de semana são feitas manutenções programadas que alteram circulação dos trens e aumentam o intervalo entre as composições. Enquanto isso o Ministério Público está com um inquérito aberto para apurar os problemas de manutenção. E também enquanto isso os usuários reclamam das paradas programadas, sem saber que sem essas manutenções a linha poderia nem abrir.
Manutenção programada foi no último final de semana:
Conclusão
É claro que o ideal seria ter um contrato vigente com quantidade suficiente de pessoas para uma manutenção excelente mas hoje não é o caso. Funcionários estão se desdobrando para não prejudicar os usuários e parabenizamos eles e agradecemos o empenho, mas a lei das licitações deve ser seguida a risca, do contrário, o novo contrato pode atrasar ainda mais.
Como é de praxe no mercado, sempre terá alguma empresa descontente com o resultado da licitação e entrará com recurso. É direito dela. Por isso que a CPTM tem de se empenhar ao máximo (e acredito que estão) para deixar esse edital a prova de falhas. E também garantir que casos como esse não aconteçam no futuro.
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