A CPTM divulgou dia 30 de agosto o edital que pretende requalificar a área remanescente da antiga Estação São Miguel Paulista, da Linha 12 Safira. A área que faz parte da concessão tem 21 mil metros quadrados..
O objeto conforme edital:
“Concessão de direito real de uso mediante remuneração e encargos para construção, administração e exploração de empreendimentos comerciais associados à estação São Miguel Paulista da CPTM
“A implantação de empreendimentos comerciais nas áreas remanescentes da estação São Miguel Paulista permitirá a incorporação de novas funções às instalações ferroviárias, ocasionando, ainda, o incremento da atratividade, da utilidade pública, da dinamização dos processos de requalificação urbana da região e de receita extra tarifária da Companhia”
De acordo com o edital novos estudos de inserção urbana foram desenvolvidos para que se estabeleça um acesso à nova estação, a partir da Rua Salvador de Medeiros e, assim, requalificar a acessibilidade da população à nova estação.
Ainda de acordo com o edital: “A oportunidade de implantar um empreendimento comercial inserido no contexto urbano da estação permitirá aos usuários conforto, segurança e, principalmente, economia de tempo para suprir suas necessidades básicas de consumo e renovará a dinâmica na região da antiga estação, colaborando e complementado o comércio local, bem como induzindo o processo de requalificação urbana e paisagística ao propor a inserção de uma nova praça de acesso à estação e a priorização de espaços públicos, além de dinamizar o uso do solo na região e melhorar as condições atuais de mobilidade dos pedestres”
Alem de fazer o projeto completo do empreendimento, a concessionária também deverá fazer o projeto de uma edificação térrea ao norte da ferrovia para uso futuro para manutenção da CPTM. Conforme o edital, a CPTM quem construirá posteriormente a edificação de manutenção.
Ficará a cargo da concessionária também: “implantação de melhorias viárias e da acessibilidade de usuários, através da construção de bicicletário, passarela e praça de acesso à estação”
Vejam os detalhes:
Os empreendimentos associados poderão ser edifícios empresariais, de educação superior e/ou área comercial em formato shopping de vizinhança. Deve ser considerado o estacionamento de veículos, com quantidade de vagas em conformidade com a legislação pertinente e especificações vigentes.
A abertura dos envelopes está prevista para 06 de novembro
Conclusão
Será que já estamos vendo os primeiros sinas da valorização imobiliária sendo feita dentro do empreendimento conforme apontado pelo Secretário Clodoaldo Pelissioni na 24º Semana Metroferroviária da AEAMESP?
Espero que a CPTM tenha outras oportunidades de fazer concessões semelhantes em outras estações pois a ideia é muito boa. E espero que seja feito um empreendimento de educação superior no local.
Agora só falta reformar as estações Engenheiro Manoel Feio, Itaquaquecetuba e Aracaré, todas da mesma linha 12 – Safira, a situação lá é péssima e a CPTM parece nem se importar.
Tem um cronograma de obras de acessibilidade de todas estações. Itaquaquecetuba e Aracaré por exemplo estarão prontas no meio do ano que vem.
Veremos se realmente vai acontecer, porque de promessas São Paulo está cheia
Só vai acabar com comércio da rua Salvador d Medeiros que precisa dos pedestres que sai da estação pra pegar os ônibus na Salvador. Parabéns pelos envolvidos, acabando com sonho de quem investiu recebimente nessa rua.
seria melhor se fizessem um terminal de onibus, mesmo que fosse menor, mas seria muito bom. Para melhorar a interligação dos transportes.