Em maio de 2016, o primeiro render da Estação João Dias da Linha 9 Esmeralda apareceu. Na época, a construtora Brookfield ofereceu-se para construir uma nova estação da Linha 9 Esmeralda: João Dias. Ele ficaria anexo as suas 2 torres corporativas
Em junho de 2018, o edital de doação da Estação João Dias havia sido prometido para agostodo mesmo ano e posteriormente para o 1º semestre de 2019.
De acordo com o último estudo, a nova estação é parte integrante das responsabilidades do Governo no futuro edital da concessão das linhas 8 e 9 da CPTM.
O projeto executivo da Estação foi elaborado pela incorporadora, hoje com nome nome, Tegra, em cooperação com a CPTM para atender todos parâmetros técnicos da estatal. o Governo vai arcar apenas com 30% do investimento.
Vale destacar que o empreendimento da Tegra já está pronto há alguns anos.
Na época questionamos a CPTM o porque da licitação sendo que a própria incorporadora poderia construir a estação já que o terreno onde seria construída a estação é dela e ela quem fez o projeto executivo, e a CPTM disse: “A realização de licitação estabelece uma condição mais adequada para a realização das obras em face dos órgãos fiscalizadores da administração pública, uma vez que a proposta apresentada não é usual nas relações do Poder Público com a Iniciativa Privada“.
E complementou sobre o processo licitatório: “é uma oportunidade para eventuais propostas que possam ser apresentadas, tendo por base a inicialmente oferecida pela incorporadora Brookfield que, para concretizá-la, deverá participar do certame”
Hoje foi finalmente divulgado o aviso de doação:
Os interessados em ofertar proposta de doação em condições equivalentes, tem até o dia 5 de abril de 2019 para enviar a CPTM.
Estação João Dias
Prevista inicialmente para 2020, a estação terá uma demanda estimada de 10.000 (média dos dias úteis) para o ano de 2025, o projeto da estação é bem similar as estações já existentes da Linha 9.
Ela ficará praticamente no meio do trecho entre as Estações Santo Amaro e Granja Julieta. A 500 metros da ponte João Dias, na Marginal Pinheiros sentido centro.
Essa será a 3ª nova estação da Linha 9 Esmeralda. Atualmente está em construção a Estação Varginha e a Estação Mendes-Vila Natal.
Ela conta com uma entrada dentro do empreendimento da Tegra e a entrada principal na pista local da Marginal Pinheiros. Aparentemente tem um recuo na pista local da Marginal Pinheiros similar a um kiss&ride. A passarela de acesso a estação está no meio do plataforma assim como o elevador. O mezanino é bem curto de onde as escadas rolantes e fixas partem em direção ao plataforma. Veja mais esses detalhes no render abaixo a Estação João Dias:
Responsabilidades de cada uma no convênio
- Projetos funcionais, básicos e executivos (Brookfield)
- Estudos Ambientais (Brookfield)
- Aprovações da propriedades (Brookfield)
- Análise dos projetos (CPTM)
- Licenças e aprovações com PMSP e demais órgãos (CPTM)
Fases de implantação
- Remanejamento das interferências
- Implantação da rede aérea
- Desvio provisório das vias na direção da ciclovia (nota do blog: possível interdição)
- Construção da plataforma da estação onde ficavam as vias
- Reposicionamento das vias nos eixos definitivos (via sentido Grajaú para posição original e via sentido Osasco fazendo uma leve curva ao redor da estação)
Reposicionamento provisório das vias para construção da plataforma
Disposição final das vias:
e a obra da linha laranja quando começará , preciso de emprego….urgente
Não há expectativa nenhuma. Se fizer relicitação vai demorar uns 18 meses para retomar. Não sei se ficou sabendo mas semana passada a Queiroz Galvão venceu a licitação para expansão do metrô de Salvador.
Não entendi, ela ficaria entre quais estações? Santo Amaro e Granja Julieta?
Isso, praticamente no meio entre as duas. No link que citamos do site MetrôCPTM tem um mapinha esquemático.
E a estação Pedreira/Campo Grande entre as estações autodromo e jurubatuba, tem alguma previsão de licitação ou será por conta da concessionária que assumir a linha?