Apesar de falarmos bastante dos trens da Frota F, nosso interesse no seu retorno não é apego nem saudosismo. É necessidade. A Linha 5 Lilás precisa que eles voltem a operar e isso depende da Bombardier.
Desde o início do horário integral da Linha 5 Lilás em outubro de 2018, os meses de fevereiro e março de 2019 estavam em nosso calendário pois seriam meses em que a demanda histórica seria superada e a tendência é só aumentar.
Com isso o retorno da Frota F seria uma necessidade para garantir o atendimento da demanda da linha com conforto aos passageiros e para ter uma certa folga na operação tendo mais trens a disposição. Inclusive ajudando no processo de manutenção dos trens.
A Estação Santo Amaro é perceptível o aumento do volume de passageiros. Houve um aumento significativo na quantidade de embarques sentido Chácara Klabin no pico da manhã e no sentido Capão no pico da tarde.
Como os trens chegam cheios no pico da manhã sentido Klabin, e por mais que tenha um significativo volume de passageiros desembarcando, somente alguns poucos passageiros conseguem embarcar. Outros tantos preferem esperar o próximo trem. E há ainda os polêmicos passageiros que forçam o embarque, no carro já lotado, causando reclamações dos outros usuários.
Atualmente quando há problemas na linha, é realizada a troca de comando no Largo Treze, com o esvaziamento do trem para prestar serviço no sentido contrário. Mas é uma estratégia que na minha humilde opinião só deve ser feita em caso de falhas graves.
Com a volta da Frota F na Linha 5 o headway (intervalo entre os trens) poderá ser menor. Mas, muito provavelmente, em Santo Amaro seja necessária uma segunda e inevitável atitude: trens estratégia.
Perguntamos para a ViaMobilidade se eles planejam utilizar trens estratégia e a resposta foi:
“A ViaMobilidade, responsável pela operação manutenção da Linha 5-Lilas, informa que aguardará o recebimento de todos os sistemas e equipamentos do Pátio Guido Caloi para definir a estratégia operacional”
Sobre o aumento da demanda da Estação Santo Amaro:
A concessionária esclarece que a Estação Santo Amaro registrou um aumento de 6,8% de passageiros nas duas últimas semanas de fevereiro (de 11 a 15 e de 18 a 22) em comparação à primeira semana do mês (de 4 a 8). Entretanto, a ViaMobilidade informa que o aumento não é exclusivo da Estação Santo Amaro. Nas duas últimas semanas de fevereiro (de 11 a 15 e de 18 a 22), houve um acréscimo de 7,4% de passageiros na Linha 5-Lilás como um todo em comparação à primeira semana do mês (de 4 a 8), uma movimentação natural prevista para toda a malha metroviária ao longo do ano.”
Pátio Guido Caloi
Essa injeção de trens estratégia em tese deve ser feita a partir do Pátio Guido Caloi – que ainda não foi entregue por completo à concessionária.
A previsão do Metrô é que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) seja feita no final de março, com a emissão do AVCB prevista para o mês de abril/19.
Nesse meio tempo estão sendo feitos os testes de sinalização do Pátio – com previsão de término para final de março. Testes inclusive com os trens da Frota F.
Frota F
Ao final da visita as obras da Estação Campo Belo da Linha 5 Lilás, o Presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira, respondeu ao nosso questionamento do status da modernização da Frota F com o sistema de sinalização CBTC e ele nos disse que já tem 3 trens prontos da Frota F para serem utilizados.
Um deles, o 505, já vem sendo usado pela ViaMobilidade para treinamento dos operadores. Tanto é que publicamos já algumas fotos e vídeos em nossas redes sociais deles na Estação Capão Redondo e na via 60 (mais popularmente chamada de via auxiliar).
Mas para eles operarem comercialmente, não basta estar pintado de Lilás e adesivado. Como eles foram modernizados para usar o sistema de sinalização CBTC, a Bombardier precisa emitir a licença de funcionamento da Frota F, de acordo com o Metrô.
Licença essa prevista para ainda esse mês, fevereiro de 2019 – mês que termina em alguns dias.
No final do ano passado enviamos uma sugestão para a concessionária ViaMobilidade para realizar um evento de retorno da Frota F. Resta saber se a ideia foi aceita e será realizada.
Enquanto isso, fique com um vídeo do 505, já na cor Lilás, em testes na plataforma da Estação Capão Redondo:
Canal JF Transp Metropolitano do YouTube já está no aguardo para realizar imagens do “novo” frota F
Enquanto isso a linha 1 ainda exibe trens antigos sem ar condicionado.