Em audiência pública hoje a tarde na subprefeitura do M’Boi Mirim, referente a extensão da Linha 5 Lilás até o Jardim Ângela, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que as obras serão iniciadas em 2021 com previsão de conclusão no final de 2024.
Ainda de acordo com o anúncio, a extensão será feita pela iniciativa privada.
Depois de ser anunciada pelo Governador João Doria na inauguração da Estação Campo Belo, a extensão da Linha 5 Lilás até o Jardim Ângela entrou no relatório de empreendimentos do Metrô de março de 2019.
Já havíamos adiantado que a extensão havia recebido a licença prévia. Isso já indicava que a extensão seria anunciada logo.
As estações, conforme já dissemos antes, serão: Comendador Sant’Anna, M’Boi Mirim e Jardim Ângela. A novidade é que serão subterrâneas, ou seja, teremos de novo um tatuzão na Linha 5.
Ele também comentou que as estações não serão grandiosas, ao contrário de algumas existentes hoje da linha.
A apresentação também mostra um estudo do ganho de tempo com a extensão:
Duplicação da Estrada do M’Boi Mirim
Na mesma audiência foi anunciada a duplicação da M’Boi Mirim. O projeto básico já está finalizado e posteriormente será feita a licitação.
Hoje foi citado também o início das obras de canalização do Córrego dos Freitas.
De acordo com o Metrô, com a Linha 5 Lilás, “O corredor M´Boi Mirim (SPTrans) terá significativa redução do volume de ônibus podendo passar a uma operação mais cômoda e compatível com a capacidade do corredor.“
Linha 5 é suficiente?
E de pensar que lá trás, em abril de 2018, escrevi um artigo do futuro incerto da Linha 5 até o Jardim Ângela….
Minha conclusão ao artigo na época ainda é valida, em que eu dizia que não basta somente estender a linha mas também ter política de desenvolvimento da região para criar mais empregos e melhor qualidade de vida.
E a extensão da Linha lilás até a Estação Ipiranga da CPTM passando pelo Museu?
Ainda não foi anunciada. Mas deve ser logo.
Provavel eles so façam essa expansão quando a L15 cogitar aparecer por lá
Fernando, esclarece uma dúvida minha referente a matéria. As obras de duplicação da estrada da Mboi Mirim e canalização do córrego será de competência municipio ou do estado de investimento realizado?
A competência é do município, mas pelo que o vereador disse o Estado quem fará a duplicação. Muito provavelmente por causa da extensão do metrô. Quanto a canalização do córrego, entendi que é exclusivamente Prefeitura
Esse prazo de duração de quase 5 anos não soa um absurdo? Por que essa longa demora? A geografia da região é muito complexa? A área é adensada demais?
Porque provavelmente está atrelado ao cronograma de disponibilidade de verba. Lembre que a extensão da Linha 2 já teve desapropriações e ainda não começou e a Linha 6 já tem 15% de obra pronto. Além da Linha 17 também em obras.
Linha 5 até o jardim Angela subterrânea? Tempo de 2021 a 2024 ? Impossível. .. esse tempo é curto para uma obra de 4,5km e três estações. Se fosse por cima e com as 3 estações, sim esse tempo daria , gastaria menos tempo e menos verbas.
Expectativa de 60.000 pax/dia na Estação Jardim Ângela parece modesta. Deveria haver forte demanda induzida com o avanço das obras. O prazo de construção de 3 anos para túnel e 3 estações subterrâneas supõe recursos – $ e mão de obra – plenos, certo? Ainda assim parece otimista.
Fernando, sabe dizer onde serão instaladas as respectivas estações?
Essas informações não são divulgadas para evitar a especulação. oportunamente serão divulgadas
Qual sera a construtora responsavel pela obra
Pq vcs não expõe por onde vai ser as escavações?
Gostaria de saber pq tenho imóveis na região.
Dependendo de onde vai passar vai valorizar.
O Metrô não divulga as informações para não ter especulação imobiliária
Sabe o endereço de onde ficará a estação Jardim Ângela?
O Metrô não divulga as informações para não ter especulação imobiliária
Vocês não responde nada chega na hora desapropia causa constrangimento pra população as comunidades fica a Deus dará fica no empurra/ empurra é acha que o povo é culpado porque ñ abrem o jogo assim toda a população se organiza pra ñ ficar brigando é sendo jogado aonde vocês querem
Eu não sou o Metrô. Infelizmente também gostaria das informações
Boa resposta.
A extensão é uma ótima opção para a população. Com o trecho que temos hoje , a cada dia , fica impossível embarcar em um vagão e não se sentir uma sardinha, fora as várias falhas técnicas que só contribuem para a lotação das composições. Qual a ideia para proporcionar a população uma viagem mais “humana”, visto que com a extensão, a tendência é ficar bem mais cheio.
É um avanço,mas ainda é pouco para a região. Seria legal se tal governo pensasse em uma nova linha para a região, correndo pela Estrada do M’ Boi Mirim. Se conseguir mesmo que a obra seja tocada pela iniciativa privada, acredito que sai, mas, caso fique por conta do Governo, será mais uma falsa promessa, haja vista a existência de linhas como a Laranja e a Verde bem assim a Bronze que estão na lista de projetos, digamos, bem mais adiantados e prioritários.
Não ser suficiente, mas certamente não é pouco.
A Lilás é a linha mais moderna do Metrô e precisa funcionar com nível de falhas – inclusive as rápidas e pequenas – muito baixo para não gerar trens entupidos de gente quando chegar em Jardim Ângela.
Sou morador da região e digo com toda a certeza que sera impossível cumprir esse prazo, mesmo que todo o recurso disponível para financiar a obra seja direcionado a ela, e alem do mais todo o governo esposado do poder tem essa promessa de levar o metro até o jardim Angela coisa prometida a muito tempo não acho que vá ter essa extensão e se tiver creio que não sera nem próximo a data supra citada.