Temos falado pouco sobre o monotrilho da Linha 17 Ouro e quem acompanha o Ferroviando sabe o porquê.
Antes de falar sobre a linha quero falar sobre a LAI – Lei de Acesso a Informação. Ela foi instituída em 2011 e criou o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), no qual é possível solicitar documentos e dados relativos aos órgãos e entidades da Administração Pública Paulista.
Já usei muito a LAI antes de criar o Ferroviando para conseguir informações. Na época eu ficava pensando “ah, se eu fosse da imprensa iria ter acesso a muito mais informações” – sabe nada inocente!
Hoje trago informações conseguidas via LAI sobre a retomada das obras do contrato principal da Linha 17 Ouro que havia sido suspenso pela justiça e posteriormente retomado.
Como passo quase que diariamente pela Marginal do Rio Pinheiros, consigo ver todo dia a evolução das obras da Estação Morumbi da Linha 17, contrato esse que não havia sido suspenso.
Sobre o contrato principal do monotrilho, mesmo depois de quase 2 meses da justiça ter ordenado a retomada das obras, não vi nenhum funcionário trabalhando nas margens do Rio Pinheiros para o içamento das vigas-trilho – vejam foto da capa.
Decidi então questionar o Metrô via imprensa.
Comentei sobre a curta resposta deles das minhas várias perguntas no artigo do aditivo da Estação Campo Belo da Linha 5 Lilás: “Sobre o referido contrato, o Metrô está em processo de renegociação de cronograma.”
Decido então usar a LAI e abri uma solicitação no SIC e hoje veio a resposta, inclusive com fotos!
Confiram a gigantesta diferença da transparência e divulgação de informações:
- Ferroviando: Qual a previsão para a retomada de fato desse contrato?
- Metrô: Os trabalhos foram reiniciados, em campo, na primeira semana de setembro de 2018.
- Ferroviando: O que foi feito pelo consórcio nesses 50 dias após a decisão da justiça?
- Metrô: Desde a sua retomada, as atividades do mencionado contrato continuaram acontecendo, pois os trabalhos não se resumem somente a serviços em campo . Além das atividades externas, foram elaborados projetos executivos das vigas-guia, execução de metodologias de trabalho e documentação técnica, fabricação de equipamentos e componentes, renegociação com fornecedores entre outros. Atualmente existe uma força de trabalho, em média, de 45 pessoas, e as atividades em execução em campo, resumidamente, são adequação e ajustes das passagens de emergência, consolidação das vigas-guia do lote 12, preparação e concretagem dos pórticos do Lote 8 ao longo da Marginal de Pinheiros, conforme fotos anexas.
- Ferroviando: Teremos lançamentos de vigas-trilho nesse trecho da marginal ainda esse ano? Se sim, quando?
- Metrô: Os novos prazos para as obras estão sendo renegociados e terão sua definição até dezembro/18.
- Ferroviando: Qual o novo prazo de entrega da obra? 2019 já não é mais factível
- Metrô: Quanto ao novo prazo de entrega da obra, informamos que a data ainda não está definida.
- Ferroviando: A Scomi já construiu pelo menos uma composição do monotrilho?
- Metrô: Os novos prazos para a entrega dos trens estão sendo renegociados e terão sua definição até dezembro de 2018.
- Ferroviando: Qual a previsão de chegada do primeiro monotrilho da Scomi?
- Metrô: Os novos prazos para a entrega dos trens estão sendo renegociados e terão sua definição até dezembro de 2018.
- Ferroviando: Quando as obras no saguão do Aeroporto de Congonhas serão iniciadas?
- Metrô: Com relação às obras do Aeroporto de Congonhas, informamos que as obras de Transferência de Carga que possibilitarão a execução do seu novo acesso, encontram-se em andamento normal.
Conclusão
Agradeço a equipe do Metrô que trabalha no SIC pelas informações e fotos.
Encorajo os leitores a questionarem também não só o Metrô mas também outros órgãos públicos. A lei está ai para ser usada! É um direito do cidadão ter acesso a informações.
Em conversas com outros colegas blogueiros, parece que não é só com o Ferroviando que as assessorias de imprensa tem limitado informações. É uma pena que isso aconteça. Espero sinceramente que isso melhore.
PS: A assessoria de imprensa da CPTM ontem deu um atendimento excelente ao Ferroviando sobre a inauguração do Expresso Aeroporto da Linha 13. Ainda há esperança. Obrigado!
Agradeço à todos os trabalhos que vocês blogueiros prestam para nós, é um prazer ler os blogs todos os dias e saber das evoluções, mesmo que não utilizemos todas as linhas é de extrema importância para uma cidade tão grande como são paulo ter uma malha ferroviária grande.
E parabéns ao blog fernando em pouco tempo você se mostrou um dos melhores blogueiros sobre o assunto, é um grande ganho pra internet ter alguém tão dedicado e competente assim.
Apesar de não comentar nada sempre acompanho o blog e gosto muito da linguagem usada nos textos, séria porém com informalidades suficientes para nos fazer se sentir próximos e igualmente entusiastas do assunto
Valeu mesmo!!
Parabéns pela dedicação ao conteúdo do blog! Sempre conteúdos originais. Continue o bom trabalho!
Abs
Valeu!!
Boa tarde, agradeço seu esforço em informar a população sobre o tema da mobilidade urbana.
É sobre o contrato do pátio de manobras da linha 17 Roberto Marinho e o término das obras desde já agradeço
O contrato do Pátio continua normal. É onde tem mais funcionários atualmente. Logo mais posto fotos
Muito bom, parabéns!
Ainda bem que temos uma LAI que funciona e blogs como este. Caso contrário ficaríamos sujeitos à omissão de informação.
Você precisa andar de ônibus para ver como é bom e pegar a com de manhã e a tarde para ir ao trabalho e voltar para casa. Vai la
Muito bacana a matéria e por incentivar as pessoas a buscarem informações, até porque o dinheiro é nosso. Parabéns pelo trabalho
Eu morava na Rua Dr.Flavio Américo Maurano, 638 e minha casa juntamente com muitas outras foi desapropriada em 2012 para a construção da Estação Américo Maurano, o Metrô tomou posse em 29/11/2013, no começo de Dezembro recebemos 80% do valor. A linha depois do Rio Pinheiros que terminaria na linha Amarela inclusive passando pelo Estádio do Morumbi foi cancelada. Até hoje não recebemos o valor faltante, a casa estava no nome de minha mãe hoje com 92 anos e para nossa surpresa outros desapropriados com menos idade já receberam está diferença!!!
Procure um advogado.
Notícias das obras da CPTM? Extensão da Linha 9, e recontrução das estações Suzano e Francisco Morato?
Não. Francisco Morato fiz uma postagem recentemente você viu?
Essa linha é uma vergonha. Vai levar os funcionários da TV Globo para o aeroporto de Congonhas. A extensão até o Jabaquara, na parte sul, e a extensão até p Morumbi na parte oeste dariam lógica na linha. Mas como está tornou-se uma versão aérea da linha lilás no seu início de operação.
Blog sério. Muito bom. Parabéns, sr. Galfo.
Obrigado!
Parabéns, Fernando
Sempre estou acompanhando seu Blog.
É muito bom.
Obrigado!
Essa linha 17 ouro ainda vai passar na frente do estádio do Morumbi, como previsto no projeto original ?
Olá!
Gostaria de receber informações sobre o projeto. Onde posso ver a versão mais atualizada da L17? Moro próximo ao cemitério do Morumbi e gostaria de saber se o prédio onde moro será afetado pelas obras e se há previsão para isto.
Obrigado,
Rafael
Veja os decretos de desapropriação aqui: https://transparencia.metrosp.com.br/dataset/decretos-de-desapropria%C3%A7%C3%B5es-linha-17-ouro
Muito obrigado pelas informações. Também passo pela Marginal Pinheiros todos os dias, de trem, e também tenho acompanhado a evolução das obras da Estação Morumbi, mas sempre me perguntava por que não havia nenhuma movimentação nos demais segmentos da obra.
Muito bom site!
concordo plenamente contigo, tem que cobrar, eu ja utilizei e achei péssima a resposta, eu cobrava informações sobre o lote que “passaria” na paraisópolis, inocente tb….. enquanto as obras não respeitarem os prazos com as devidas garantias não dá para levar o governo a sério…..parabens pelo trabalho.
Já há algum tempo atras… corria comentários que a SCOMI ainda não tinha tecnologia para trens para alta capacidade. Isto procede?
Desconheço tal informação
Parabéns Fernando! Vamos ver o que acontecerá após as alterações na Lei de Acesso à Informação!
Quais alterações? Não estou sabendo