Linha 17 Metrô

Atualizações das obras do monotrilho da Linha 17 Ouro

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Obras da Estação Morumbi do Monotrilho (Metrô)

Temos falado pouco sobre o monotrilho da Linha 17 Ouro e quem acompanha o Ferroviando sabe o porquê.

Antes de falar sobre a linha quero falar sobre a LAI – Lei de Acesso a Informação. Ela foi instituída em 2011 e criou o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), no qual é possível solicitar documentos e dados relativos aos órgãos e entidades da Administração Pública Paulista.

Já usei muito a LAI antes de criar o Ferroviando para conseguir informações. Na época eu ficava pensando “ah, se eu fosse da imprensa iria ter acesso a muito mais informações” – sabe nada inocente!

Hoje trago informações conseguidas via LAI sobre a retomada das obras do contrato principal da Linha 17 Ouro que havia sido suspenso pela justiça e posteriormente retomado.

Como passo quase que diariamente pela Marginal do Rio Pinheiros, consigo ver todo dia a evolução das obras da Estação Morumbi da Linha 17, contrato esse que não havia sido suspenso.

Sobre o contrato principal do monotrilho, mesmo depois de quase 2 meses da justiça ter ordenado a retomada das obras, não vi nenhum funcionário trabalhando nas margens do Rio Pinheiros para o içamento das vigas-trilho – vejam foto da capa.

Decidi então questionar o Metrô via imprensa.

Comentei sobre a curta resposta deles das minhas várias perguntas no artigo do aditivo da Estação Campo Belo da Linha 5 Lilás: “Sobre o referido contrato, o Metrô está em processo de renegociação de cronograma.

Decido então usar a LAI e abri uma solicitação no SIC e hoje veio a resposta, inclusive com fotos!

Confiram a gigantesta diferença da transparência e divulgação de informações:

  • Ferroviando: Qual a previsão para a retomada de fato desse contrato?
    • Metrô: Os trabalhos foram reiniciados, em campo, na primeira semana de setembro de 2018.
  • Ferroviando: O que foi feito pelo consórcio nesses 50 dias após a decisão da justiça?
    • Metrô: Desde a sua retomada, as atividades do mencionado contrato continuaram acontecendo, pois os trabalhos não se resumem somente a serviços em campo . Além das atividades externas, foram elaborados projetos executivos das vigas-guia, execução de metodologias de trabalho e documentação técnica, fabricação de equipamentos e componentes, renegociação com fornecedores entre outros. Atualmente existe uma força de trabalho, em média, de 45 pessoas, e as atividades em execução em campo, resumidamente, são adequação e ajustes das passagens de emergência, consolidação das vigas-guia do lote 12, preparação e concretagem dos pórticos do Lote 8 ao longo da Marginal de Pinheiros, conforme fotos anexas.
  • Ferroviando: Teremos lançamentos de vigas-trilho nesse trecho da marginal ainda esse ano? Se sim, quando?
    • Metrô: Os novos prazos para as obras estão sendo renegociados e terão sua definição até dezembro/18.
  • Ferroviando: Qual o novo prazo de entrega da obra? 2019 já não é mais factível
    • Metrô: Quanto ao novo prazo de entrega da obra, informamos que a data ainda não está definida.
  • Ferroviando: A Scomi já construiu pelo menos uma composição do monotrilho?
    • Metrô: Os novos prazos para a entrega dos trens estão sendo renegociados e terão sua definição até dezembro de 2018.
  • Ferroviando: Qual a previsão de chegada do primeiro monotrilho da Scomi?
    • Metrô: Os novos prazos para a entrega dos trens estão sendo renegociados e terão sua definição até dezembro de 2018.
  • Ferroviando: Quando as obras no saguão do Aeroporto de Congonhas serão iniciadas?
    • Metrô: Com relação às obras do Aeroporto de Congonhas, informamos que as obras de Transferência de Carga que possibilitarão a execução do seu novo acesso, encontram-se em andamento normal.

Conclusão

Agradeço a equipe do Metrô que trabalha no SIC pelas informações e fotos.

Encorajo os leitores a questionarem também não só o Metrô mas também outros órgãos públicos. A lei está ai para ser usada! É um direito do cidadão ter acesso a informações.

Em conversas com outros colegas blogueiros, parece que não é só com o Ferroviando que as assessorias de imprensa tem limitado informações. É uma pena que isso aconteça. Espero sinceramente que isso melhore.

PS: A assessoria de imprensa da CPTM ontem deu um atendimento excelente ao Ferroviando sobre a inauguração do Expresso Aeroporto da Linha 13. Ainda há esperança. Obrigado!

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Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

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