Talvez mais famosa que a integração da Linha 2-Verde com a Linha 4-Amarela, a integração da Linha 5-Lilás do Metrô com a Linha 9-Esmeralda da CPTM na Estação Santo Amaro é possivelmente uma das mais problemáticas atualmente. E a que causa mais más lembranças a passageiros que já tiveram que enfrentá-la.
As situações de lotação extrema tem impacto direto no intervalo entre os trens pois o mezanino da estação chega a ficar intransitável.
O procedimento da CPTM é desligar as escadas rolantes para evitar acidentes e a plataforma fica lotada. Como os trens também não param de chegar, o Centro de Controle Operacional (CCO) da CPTM aumenta o intervalo dos trens reduzindo a velocidade no trecho e mantendo o trem mais tempo parado na plataforma. Faz mais sentido agora o porque disso tudo?
Intransitável
Veja o caos que fica a estação no horário de pico da tarde. Reparem que o mezanino está lotado do extremo esquerdo até o extremo direito da foto.
Clique nas imagens para ver em tamanho maior:
Hoje essa situação degradante ocorre por causa da péssima integração entre as Estações da Linha 5 e Linha 9. Na passarela de integração existem salas operacionais da CPTM e uma escada fixa para uso exclusivo da equipe de operação da CPTM para acesso a plataforma. Ambos atrapalham muito o deslocamento.
Veja no detalhe em vermelho o local das salas. Reparem como o mezanino da CPTM é largo. A necessidade das salas operacionais e a estrutura estreita da passarela (à direita) causam um grande afunilamento.
Em conversa com um funcionário da estação da CPTM, já foram feitos diversos estudos e tentativas para amenizar o problema. Mas nada resolveu definitivamente o problema.
Somente alargando o mezanino e a passarela ao máximo – usando toda a largura disponível da estação da CPTM – que o problema será solucionado, em tese.
Linha 5 Lilás
Sim, a inauguração completa da Linha 5 Lilás integrando com as Linhas 1-Azul e 2-Verde, vai mudar essa situação. Mas não da forma como vocês imaginam.
Basicamente terá o mesmo fluxo atual de pessoas – ou até mais – mas no sentido contrário.
Hoje no pico da tarde, o fluxo maior é da Linha 9 para a Linha 5. Com a inauguração, muito provavelmente terá a inversão do fluxo, ou seja, da Linha 5 para a Linha 9. Similar com a Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela.
Muitos usuários irão preferir usar a Linha 5 do que a Linha 4 – com a profunda integração em Pinheiros – com a Linha 9 com intervalo mais alto em relação ao Metrô.
A integração futura
O blog teve acesso ao projeto básico da nova integração da Estação Santo Amaro. A execução ficará a cargo da Via Mobilidade, que ganhou o leilão da concessão das Linhas 5-Lilás e 17-Ouro em janeiro. A reforma da integração será uma das contrapartidas previstas em contrato.
Prazos:
- Apresentar o cronograma do projeto até outubro de 2019 (18 meses após a assinatura do contrato)
- Terminar a obra em até outubro de 2021 (42 meses após a assinatura do contrato)
De acordo com o anexo de penalidades do contrato, a Via Mobilidade terá que pagar uma multa de R$ 200 mil se “atrasar os marcos de término das obras de requalificação e adequação”
Veja algumas imagens do projeto básico abaixo. Para os arquitetos: será feita com viga Vierendeel. Cada plataforma, terá quatro escadas rolantes adicionais.
Clique para ver em tamanho maior:
Mudanças na área da CPTM e do Metrô
Analisando o projeto pudemos destacar as principais, senão, todas mudanças:
- Remoção dos bloqueios atuais da CPTM
- Substituição de uma das escadas fixas por escadas rolantes
- Novas escadas fixas no local onde atualmente são os banheiros da plataforma (após o jardim da plataforma)
- Bloqueios de contagem será na divisa da integração entre CPTM e Metrô
- Ampliação da passarela para instalação do 18 (DEZOITO) bloqueios conforme item anterior
- Reposicionamento dos bloqueios e da bilheteria da CPTM para a plataforma da Marginal Pinheiros
- Reposicionamento das salas operacionais para o lado sul da plataforma (precisará de uma nova laje)
- Reposicionamento dos sanitários para o lado sul da plataforma (abaixo do novo local das salas operacionais)
- Dois elevadores de acesso à plataforma da Linha 5 pelo mezanino do Metrô
- Plataformas auxiliares nos dois lados da Estação do Metrô com acessos a plataforma existente em toda sua extensão.
Clique nas imagens para ver o projeto básico em tamanho maior. Destacamos em vermelho as mudanças:
Aqui vemos algumas imagens dos locais que terão alterações. Explicações nas legendas das fotos.
Conclusão
Acredito que 2021 é um prazo muito longo para ter essa reforma pronta. Espero encarecidamente que a Via Mobilidade termine muito antes do que isso.
Resta saber também qual será o impacto da obra na operação, afinal se hoje já está ruim, é impensável ficar pior, por isso a necessidade de começar e terminar rápido.
Afinal a iniciativa privada tem a grande vantagem do rápido processo de contratação.
PS: Se você leu até aqui, muito obrigado! O texto ficou meio longo (quase mil palavras) mas não pude deixar de explicar com detalhes e fotos essa que vai ser uma obra/reforma há muito tempo esperada.
Demais Fernando, novamente parabéns, só aqui tem notícias todos os dias para os amantes de transporte sobre trilhos.
Abraço.
Matéria ótima, Fernando.
Só quem passo todos os dias por estes acesso sabem o quão complicado são.
Também espero encarecidamente que a finalização seja concluída o quando antes.
Parabéns pelo sua dedicação em manter a população informada. Já penei muito nesta estação de Santo Amaro. Hoje moro no interior, mas fico atento a todas as informações sobre o transporte público da grande população dessa região.
Matéria muito bacana! Pena que tudo não vai terminar antes de 2050!
Vai terminar em 2021 mesmo. Ou você acha que qualquer vai querer pagar aquela multa?
Fernando, daqui a 30 anos vc vê isso pronto.
Será que vai funcionar a CPTM só vivem quebrado os trem e linha em manutenção de segunda a domingo…kkkkkk
CPTM e primeiro mundo comparada a supervia no Rio de Janeiro q e privatizada.
Fernando, como sempre excelente matéria. Apesar de não comentar muito como outros, acesso o site diariamente e acho que o tamanho desta em específico está bom, pois tem mais detalhes e prefiro assim. Assim como você espero que concluam essa obra antes do prazo, diferente do que o governo do estado faz atualmente.
Parabéns pelas excelentes matérias com muitas fotos e ilustrações.
Obrigado. Só corrigi meu nome no seu comentário =)
Eu só confio nas informações do seu blog. Só aqui nos passou a data certa da inauguração da Chacara Klabin. Chega logo Agosto!
Parabéns pelo texto! Só quem utiliza o transporte público sabe como que funciona e onde o “sapato” aperta. Se todos (inclusive os engenheiros e projetistas), utilizassem o transporte público EM HORÁRIO DE PICO principalmente e não somente para inauguração, tenho certeza de que não seriam projetados do jeito que são hoje em dia. Pego como exemplo, além de toda a malha ferroviária má distribuída, os trens e os ônibus. Como as pessoas conseguirão alcançar a estrutura de apoio com mais de 1,70m em relação ao piso do ônibus? Corredores internos dos ônibus muito estreitos. A maioria parece que foram projetados para passageiros sentados. Esqueceram-se dos que vão em pé! Corredores extremamente estreitos com a estrutura de apoio muito altas e distantes, impossibilitando de quem está em pé no corredor de se segurarem nelas! Essa última é para os trens também. Utilizo a linha 9 Esmeralda, Grajaú – Pinheiros, utilizo a linha 4 Amarela e também a linha 2 Verde. A CPTM é a pior delas! A mais largada e abandonada. No Grajaú está um abandono total! Após às 18h é uma festa de vendedores ambulantes na estação, parece uma feira livre, literalmente! Ficam aos berros vendendo suas bugigangas. Na rampa de acesso à Av. Dona Belmira Marin (que cansei de reclamar), sempre falta iluminação e há usuários de drogas! Todo santo dia às 06:30 quando subo a rampa, o mesmo cara está lá baforando seu baseado tranquilamente! De tanto que reclamei, colocaram uma guarita na parte de cima da rampa. Como resultado, a guarita vazia acabou facilitando o uso de entorpecentes, pois os usuários faziam uso das substâncias de dentro da guarita. Reclamei mais uma vez e acabaram por tirar a guarita da rampa. Agora não há guarita, nem segurança e às vezes contamos com a sorte de ter iluminação e também de não ser roubado, ou coisa pior.
Obrigado! Sinceramente falando não é culpa são dos projetistas afinal eles fazem um trabalho bem feito. O problema é que com a escassez de recursos, os Governantes pedem para “baratear” o projeto, então os técnicos são obrigados a mudar o projeto original para entrar no orçamento. Claro que projetos ruins também mas no geral os projetos são bem feitos. Sobre os outros pontos, a denúncia a imprensa é sempre a melhor solução.
ótima matéria, parabéns ao autor
2021 e muito tempo para entregar uma obra de tamanha urgencia. Realmente nao somos um pais serio,tem linha q se iniciou em 2004 e ainda nao ta pronta e ainda depois concedem a preco de banana e a bucha sobra para populacao. Obras da estacao Sto Amaro 2025,extensao ate Taboao da Serra nem acredito q saia um dia!!!!
Obrigado informação muito boa atualização do sistema sobre trilhos.
Wilson
Prezado Fernando boa noite!
Li o seu blog a respeito do problema da Estação Santo Amaro, mas só por curiosidade, esta situação já não estava prevista nos estudos da implantação da Linha 5?
Grato
Olivaldo Oliveira
Olá. Sinceramente não sei mas vou tentar buscar a informação e te respondo.
Muito bem feita essa matéria, eu não entendo nada de engenharia mais ja estava prevendo que com o fluxo maior de passageiros no sentido contrário ai causar grandes transtornos…
Matéria maravilhosa e informativa, virei leitor fixo.
Obrigado!
Olá, Fernando! Não conhecia esse Blog, mas conheço suas excelentes contribuições no Blog MetrôCPTM do Ricardo Meyer! Muito bem elaborado este seu artigo. Meus parabéns!! A partir de agora te acompanharei por aqui também no Blog Ferroviando!!
Abraços
Obrigado. Aproveite e curta nossa página no Facebook/Twitter. Algumas coisas como fotos de obras só posto lá. Abs
Ótimo artigo, parabéns pelo detalhamento.
Excelente!
Parabéns, gosto muito de ficar informado sobre trem metrô. Ótimo site.
Esse blog é o melhor que encontrei em termos de informação. Agora o acesso a todo momento. Parabéns pelas matérias.
Fernando, bom trabalho apresentado. Sou entusiasta pelo transporte e, principalmente pelo ferroviário. Torço pela “re-implantação” dos trens de passageiros, agora chamados de “regionais” e/ou “intercidades”, tanto faz, para a mobilidade entre as nossas cidades. Se possível traga-nos notícias a respeito. Parabéns!
Final de governo não vai sair muita coisa. Mas já esta na minha lista de coisas a falara para o ano que vem. O trem intercidades oficialmente está em estudo pelo governo.
Obrigado, “garoto”! Estou muito bem impressionado a respeito do seu Blog. Fico à disposição para a colaboração.
A Marmo.
Obrigado!
Muito bom!!!!
Bom seguir algo que realmente é seguido e contado com detalhes e veracidade.
Será que o restante da linha lilás será em agosto mesmo…
Será que tem data definida…
Abraço
bom texto, boas fotos, gostei!
Boa tarde FernandoG.
Não vejo a hora de pegar o trem no terminal Grajaú para ir na casa da minha filha em Mauá pensando pela linha 5 lilás até chácara Klabin.
Obrigado meu nome é Geraldo.
Ggmmcc908172@gmail.com
Parabéns pela explicação, sabemos que a estação é tombada pela prefeitura de São Paulo, mais será que não seria mais útil criar uma nova plataforma ao menos sentido Grajaú (Varginha) apenas para o desembarque, deixando plataforma central apenas embarque em ambos sentidos. Lembrando que após a expansão da linha lilás, diminuirá bastante o fluxo sentido Pinheiros, ficando restrito apenas a usuários da linha 9 e sentido Osasco, já que os usuários sentido centro/norte/sul/abc vão preferir seguir viagem direto sentido chácara Klabin e Santa Cruz.
Olá, onde conseguiu as plantas da estação?
To fazendo meu TCC e precisando das dimensões, se puder me passar por email:
viniciuslock@yahoo.com
Grato!